“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

A Marcha para o Oeste nos EUA

quarta-feira, 9 de setembro de 2020


O território atual dos Estados Unidos é fruto de um processo de expansão que praticamente não tem paralelo na história mundial no que diz respeito à sua velocidade. Em algumas décadas, os americanos haviam saído da faixa costeira leste, o território das Treze Colônias inglesas, para alcançar o Pacífico, dando origem a um país continental. Neste post, enumerarei alguns fatores que explicam um dilatamento tão espetacular da área de um país.

1. A imigração. Na passagem do século XVIII para o XIX, os Estados Unidos tinham cerca de 5 milhões de habitantes. Quase um século depois, a população americana era de cerca de 50 milhões. Isso se explica pela intensa imigração que mudou radicalmente o país.

2. A descoberta do ouro na Califórnia. Saiba mais sobre isso aqui.

3. A industrialização. Com a porção norte dos Estados Unidos ingressando na Segunda Revolução Industrial, o uso de locomotivas se difundiu, permitindo aos colonizadores alcançar longínquos pontos da América do Norte. Além disso, com o aperfeiçoamento do telégrafo, em 1844, por Samuel Morse, a comunicação instantânea a longas tornou-se possível.

4. A Doutrina do Destino Manifesto. Os avanços descritos acima persuadiram mais norte-americanos de que uma república continental era não só possível como desejável. Deus ordenara que as coisas fossem assim, afirmou em 1845 o colunista John L. O'Sullivan, no Democratic Review, publicação ligada ao Partido Democrata. Tal seria o "destino manifesto" dos Estados Unidos, "abarcar o continente (...) para o livre desenvolvimento de nossa raça, que se multiplica aos milhões todos os anos." 

5. O incentivo governamental. Além das guerras (como as travadas entre Estados Unidos e México), tratados e a compra constituíram os meios de aquisição de terras por parte do governo estadunidense.

Bibliografia consultada: DAVIDSON, James West. Uma breve história dos Estados Unidos. Tradução de Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: LP&M, 2016, p. 138-147.

0 comentários:

Enviar um comentário