“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Racismo nas Escolas Norte-Americanas

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Ruby Nell Bridges Hall, em 1960, sendo escoltada por delegados federais até a Escola Elementar William Frantz. Ruby foi a primeira criança negra a estudar numa escola primária caucasiana, em Lousiana, Estados Unidos. 

"Durante anos, por todo o Sul, os defensores dos direitos civis haviam sido encarcerados, espancados, mortos, suas casas sofreram atentados à bomba, as igrejas onde se reuniam foram completamente queimadas. Nove anos antes, em 1954, a Suprema Corte havia decidido que a segregação em escolas públicas era inconstitucional, que era uma afronta à nação, já que se constituíra a si mesma, que teria de acabar, com juízes federais aos poucos ordenando que a decisão fosse tirada do papel e aplicada onde as pessoas efetivamente viviam, distrito por distrito, ano após ano, as crianças negras tentando entrar em escolas anteriormente só para brancos eram agora empurradas, cuspidas e xingadas por multidões cruéis que as teriam matado se a Guarda Nacional não estivesse ao seu lado." 

MARCUS, Greil. Like a Rolling Stone: Bob Dylan na encruzilhada. Tradução de Celso Mauro Parciornik. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 28-29.

0 comentários:

Enviar um comentário