“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

A Corrida Espacial

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Durante a Guerra Fria, as duas superpotências - Estados Unidos e União Soviética - esforçavam-se para mostrar a força de suas ideologias e sistemas socioeconômicos, além de seu alto grau de desenvolvimento tecnológico. Essa rivalidade, expressa de forma destacada na corrida espacial, foi particularmente intensa entre 1957 e 1975. O objetivo era assumir a frente na exploração do espaço, algo visto como símbolo de uma superioridade tecnológica e um elemento importante para a segurança nacional. Do lado soviético, o impulsionador dessa corrida foi Nikita Khruschov, ditador do país entre 1953 e 1964; do lado americano, Dwight D. Eisenhower e John F. Kennedy, presidentes nos períodos de 1953-1961 e 1961-1963, respectivamente, merecem destaque.  

Um testemunho dessa disputa pode ser visto acima. Trata-se da capa da revista estadunidense Time, publicada no dia 19 de janeiro de 1959. A imagem faz alusão à época dos lançamentos dos satélites soviéticos e estadunidenses ao espaço: a Lua "assusta-se" com a presença dessa tecnologia e um dos satélites, provavelmente o Sputnik 1, lançado pelos soviéticos em 4 de outubro de 1957, está preocupado em "filmar" a Lua; esse tipo de registro era importantíssimo para comprovar a superioridade tecnológica e servia como peça de propaganda do Estado. 

O lançamento do Sputnik assombrou os norte-americanos. O satélite, em si, era inofensivo. Contudo, temia-se que o foguete que o lançou ao espaço poderia transportar uma ogiva nuclear para atacar os Estados Unidos. Menos de um mês depois, no dia 3 de novembro, a nave espacial Sputnik 2 levou ao espaço o primeiro ser vivo - a cadela Laika, que morreu horas após o início da viagem. A fim de não ficarem para trás, os Estados Unidos lançaram ao espaço seu primeiro satélite, o Explorer I, em 31 de janeiro de 1958. Em julho de 1958, foi dado um importante passo na coordenação dos esforços espaciais estadunidenses: foi criada a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA. Com tamanho empenho na corrida espacial pelos envolvidos na Guerra Fria, nos anos seguintes a quantidade de satélites artificiais terrestres e de sondas espaciais lançados pelos Estados Unidos e pela União Soviética se multiplicou.  

Os soviéticos voltariam a brilhar na corrida espacial em 12 de abril de 1961. Nesse dia, lançaram o primeiro homem ao espaço: o cosmonauta Yuri Gagarin (1934-1968). Em maio desse ano, o primeiro astronauta americano seria lançado ao espaço, Alain Shepard (1923-1998), fazendo um voo sub-orbital. Apesar do atraso inicial, os americanos passaram à frente dos soviéticos e pousaram a Missão Apollo 11 na superfície lunar em 20 de julho de 1969. Neil Armstrong (1930-2012) tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua, e nem os soviéticos e nem qualquer outro povo conseguiu igualar o feito.  

0 comentários:

Enviar um comentário