domingo, 25 de setembro de 2016
A venda de indulgências foi uma das principais causas da Reforma de Lutero.
"A fim de equilibrarem o orçamento pontifício, os papas venderam cada vez mais dispensas (e indulgências) e estabeleceram organizações completas de cargos para venda. (...) Os peregrinos que visitavam Roma não podiam deixar de ficar consternados com a ausência de espiritualidade, por muito que os impressionasse a magnificência da corte romana.
Esta podridão alastrara por toda a parte na Igreja. Testemunhos imparciais, colhidos muitos deles em relatórios de visitas episcopais, apontam-nos em quantidade aterradora casos de simonia, nepotismo, acumulação de cargos e benefícios, não residência, imoralidade e desleixo no cumprimento dos deveres. Embora concílio após concílio combatesse esses males, eles disseminaram-se por toda a Igreja no século XV. O Conclave do Sacro Colégio que elegia os papas era tão suscetível de suborno como o Colégio Eleitoral do Império."
GREEN, V. H. H. Renascimento e Reforma - a Europa entre 1450 e 1660. Tradução de Cardigos dos Reis. Lisboa: Dom Quixote, 1991, p. 125.
0 comentários:
Enviar um comentário