“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

A Resistência dos Nativos Americanos

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Touro Sentado (Sitting Bull), em 1885. 


"Por todo o oeste, os índios se defenderam, muitas vezes em pequenos bandos que atacavam a casa de um fazendeiro ou o acampamento de um mineiro. Mas nos anos 1860 e 1870, nações indígenas inteiras estavam entrando em guerra contra os brancos. Os rumores de novas jazidas de ouro nas Black Hills, na Dakota do Sul, levaram garimpeiros para terras que um tratado dos Estados Unidos havia reservado para os sioux. Aqui, os animais eram abundantes, e a madeira para os alojamentos podia ser cortada de árvores, que nas Planícies eram tão escassas. As Black Hills eram sagradas para os sioux. Um general do exército vaidoso e ávido por publicidade liderou uma expedição a essas terras que só aumentou os rumores sobre o ouro. Os brancos o conheciam como general George Armstrong Custer. Os sioux o chamavam de Long Hair ["Cabeludo"] por causa de seus cachos loiros à altura do ombro; também o chamavam de 'Chefe de Todos os Ladrões'. O governo federal tentou comprar a terra por tratado; quando os sioux se recusaram, os Estados Unidos ordenaram que eles deixassem a reserva. Custer partiu com sua cavalaria para cercar os índios, gabando-se de que podia conquistar toda a nação sioux com apenas seiscentos soldados. Ele subestimou os 7 mil sioux e seu chefe, 'Touro Sentado'. Custer avançou sobre eles à margem do rio Little Bighorn. Ele e todos os seus homens estavam perdidos. 'Aqueles homens que vieram com o 'Long Hair' estavam entre os melhores que já lutaram', admitiu Touro Sentado posteriormente. Mas o orgulho de Custer lhes custou a vida - e também a dele.

A vitória de Touro Sentado foi uma grande conquista para os índios. Eles não podiam dar as costas para as forças que estavam transformando sua terra. E tampouco o exército podia controlar os ávidos colonos e garimpeiros, embora alguns assim desejassem. (...) O exército norte-americano perseguiu os sioux até que, exaustos e morrendo de fome, a maioria deles se rendeu. Histórias similares foram contadas em todo o oeste: nas florestas do Minnesota e de Washington e no território do Arizona, onde os apaches, sob seu líder Gerônimo, resistiram até 1886."  

DAVIDSON, James West. Uma breve história dos Estados Unidos. Tradução de Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: LP&M, 2016, pp. 202-203. 

0 comentários:

Enviar um comentário