“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Outro Lado da Madre

segunda-feira, 5 de setembro de 2016


É provável que você conheça a religiosa da foto acima. Trata-se da Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), recém-canonizada pelo Vaticano. Contudo, a maioria das pessoas nem faz ideia de quem é o cavalheiro que a cumprimenta. Trata-se de James Keating, um nebuloso investidor do setor imobiliário de quem a mais nova santa católica aceitava doações. 

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1979 é celebrada no mundo inteiro por sua dedicação no cuidado dos órfãos, doentes e demais desafortunados. O que muitos desconhecem, no entanto, é sua moral dúbia, seu descaso para com os doentes e suas ligações com ditadores (como Jean-Claude Duvalier) e corruptos. Essas são as revelações chocantes da pesquisadora Geneviève Chénard, da Universidade de Montreal. 

Segundo a pesquisadora, além da falta de critérios na captação de recursos, as obras de caridade da madre eram mau geridas e se notabilizavam pela falta de higiene e cuidados para com os doentes. Geneviève acredita que isso se relaciona com a ética religiosa, que via no sofrimento dos outros uma oportunidade para aproximá-los de Cristo. Entretanto, quando a madre adoecia, procurava tratamento em hospitais conceituados da Índia e dos Estados Unidos. Revelações pra lá de desconfortáveis para a sua legião de admiradores. 

Fonte: Isto É

0 comentários:

Enviar um comentário