“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#15Reflexões A Revolução Russa

sábado, 23 de dezembro de 2017

1. A Revolução de Outubro de 1917 foi a revolução proletária no mais atrasado dos países europeus - a Rússia. Inicialmente, foi vista com cautela. Não teria sido apenas um putsch tornado possível pela ocasião? De qualquer forma, magnetizou as imaginações com o reaparecimento da ideia revolucionária. Após ela, nenhum país seria considerado incapaz de ser o "soldado da revolução universal". 

2. Dessa forma, os bolcheviques foram os sucessores dos franceses do fim do século XVIII. O leninismo tinha preferência pela ditadura de salvação pública dos jacobinos, entre 1793 e 1794. Contudo, os bolcheviques foram além do Terror, e fizeram do governo de exceção a regra.

3. Outro traço da Revolução Russa sem paralelo na Revolução Francesa: a irrupção, no curso dos acontecimentos, de um partido que procede a um confisco absoluto do poder em nome de princípios inversos aos dos primórdios da revolução. Qualquer comparação entre as duas revoluções se tornou insustentável quando a ditadura do partido de Lênin passou a se mostrar eterna. 

4. A vitória de Lênin (1870-1924) foi acompanhada de uma rejeição aberta a todo reformismo. Para Boris Souvarine (1895-1984), a contrarrevolução desculparia a necessidade do terror por parte dos sovietes (a mesma escusa para os crimes do Terror de 1793-1794). Dentre os críticos da ditadura bolchevique, alguns defendiam a pressão - e mesmo a intervenção - internacional.  

5. Os sobreviventes da democracia russa de fevereiro não nutriam simpatias pelo bolchevismo. Foram grandes patriotas em 1914 e deploraram a defecção russa em Brest-Litovsky. Internacionalmente, a derrubada do czarismo, em fevereiro de 1917, foi encarada como um fenômeno local. Outubro, por outro lado, passou a gozar a universalidade. 

6. O decreto sobre a terra para os camponeses e o tratado de Brest-Litovsky (março de 1918) mostraram a diferença entre a revolução de Outubro (conduzida pelos bolcheviques) e a de Fevereiro (liderada pelos mencheviques). Por outro lado, Lênin confiscou o poder em alguns meses e abriu uma nova revolução contra a burguesia.

7. A Rússia bolchevique de Outubro se instalou na herança da Revolução Francesa. Isso ocorreu no mesmo momento em que Lênin liquidou toda a oposição e instaurou o "arbítrio do terror". A ideia leninista só penetrou profundamente na opinião de esquerda da época porque cruzou a ideia jacobina, adquirindo por fusão a sua força mitológica.

8. Desde Lênin, o bolchevismo impôs o silêncio a seus críticos. Essa foi uma parte essencial ao seu reinado do terror, instalado já em 1918. Entretanto, Rosa Luxemburgo (1871-1924) e Karl Kautsky (1854-1938) negaram aos bolcheviques o privilégio de representarem toda uma classe social.  

9. Os socialistas rejeitaram a Revolução Bolchevique como um desvio, mas reconheceram que ela derrubou o capitalismo. Toda a esquerda europeia da época comungava da ideia de que o fim do capitalismo era iminente. 

10. Bertrand Russell (1872-1970) conheceu a Rússia em 1920. Em sua visita, não viu muitos pontos positivos no que a experiência revolucionária russa comportava de novo. Em nenhum instante ele se enganou sobre o mito soviético de uma democracia direta. O que mais combateu no bolchevismo foi a sua pretensão à universalidade.

11. A Revolução Russa acabou com a NEP (Nova Política Econômica), implantada por Lênin, em 1921. No entanto, analisando sob outro prisma, ela prosseguiu e o líder bolchevique só realizou um recuo tático. O poder permaneceu com aqueles que fizeram a Revolução de Outubro, perpetuando-a.

12. A probabilidade de novos "Outubros" na Europa do pós-guerra foi superestimada e por toda a parte foram implantados partidos submissos, através da força do marxismo-leninismo. O preço da ortodoxia (a ortodoxia aqui entendida como o partido, ou melhor, seus chefes, como único ponto de referência): dissensões passaram a ser encaradas como heresias.  

13. A partir da fundação da Internacional, em 1919, o comunismo passou a ser um sistema internacional centralizado, no interior do qual o partido russo desempenhava o papel dirigente. A "receita" dos bolcheviques: militância quase militar, realismo político radical e altas doses de ideologia. 

14. Quando estava no poder, Trotsky (1879-1940) cometia terrorismo e concordava com a ditadura absoluta do Partido Comunista da União Soviética (PCUS). Quando caiu em desgraça, mesmo exilado, estaria cativo da "superstição" do partido. E, no exílio, prolongou a mitologia dos Sovietes.

15. A fé comunista parece unir a ciência e a moral, duas ordens de razões miraculosamente reunidas. "Quando acredita realizar as  leis da História, o militante luta também contra o egoísmo do mundo capitalista, em nome da universalidade dos homens" (p. 156).

Bibliografia consultada: FURET, François. O Passado de uma Ilusão. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Siciliano, 1995, p. 80-156.

0 comentários:

Enviar um comentário