“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«A História da Humanidade Contada Pelos Vírus»

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O livro encontra-se disponível gratuitamente aqui

Há algum tempo eu pretendia adquirir e ler esse livro. Recentemente, graças a uma promoção no site da Saraiva, eu pude comprá-lo. Eis a referência completa:       

UJVARI, Stefan Cunha. A História da Humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

O título despertou-me grande curiosidade. Através dos vírus, bactérias e outros microrganismos os passos do homem ao longo das épocas e dos continentes seriam mapeados. Era o que eu esperava. Infelizmente, não foi o que encontrei. 

Stefan C. Ujvari é médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Já lecionou, como professor substituto, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e é mestre em doenças infecciosas. Isso explica, em parte, a minha frustração. 

O livro pode ser qualquer coisa, menos uma história da humanidade conta pelo vírus. Trata-se, antes, de uma história dos vírus, bactérias e epidemias. A humanidade é um elemento intrínseco ao relato, mas bastante marginal. Além disso, a narrativa é desorganizada, frustrando aqueles que apreciam uma boa história cronológica. As análises também são superficiais, são alcançando algum detalhamento na parte estritamente científica. 

Apesar disso, a obra tem o mérito de esclarecer a origem de certas doenças e epidemias. Fornece uma introdução à compreensão do impacto desses fenômenos às sociedades humanas, em diversos períodos históricos. 

0 comentários:

Enviar um comentário