“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#15Fatos Grandes Cientistas

segunda-feira, 27 de novembro de 2017


1. Aristóteles (384-322 a.C.) foi um gigante intelectual do mundo grego clássico e suas ideias tiveram duradoura influência na civilização ocidental. Enquanto dirigia o Liceu sua própria escola em Atenas Aristóteles realizou amplos estudos sobre quase todo tipo de disciplina. Seu método de ensino era o peripatético.

2. Arquimedes (c. 287-212 a.C.), natural de Siracusa, uma cidade-estado grega da ilha da Sicília, tornou-se célebre pelas máquinas que inventou. No entanto, ele sempre achou que suas teorias matemáticas eram mais importantes do que seus conhecimentos de mecânica.

3. Ptolomeu (c. 90 - c. 168) era de ascendência grega e viveu na província romana do Egito. Ele fez suas observações astronômicas em Alexandria, e se destacou como um grande elaborador de sínteses em suas explicações sobre o funcionamento do universo.   

4. Euclides de Alexandria (c. 325-265), um greco-egípcio, é considerado o "pai da geometria". Sua obra Os elementos é, até hoje, o livro mais reproduzido no mundo. Esse livro foi considerado ao longo da Idade Média o mais importante compêndio de matemática.

5. Fibonacci (1170-1250) é o autor do Liber abaci, obra revolucionária que introduziu na Europa várias ideias e conceitos indo-arábicos de importância crucial. Entre eles estavam os numerais arábicos, o conceito matemático do zero e o sistema de numeração com casas decimais. A "Sequência de Fibonacci" tem uso prático, uma vez que ajuda a solucionar alguns problemas matemáticos.

6. Nicolau Copérnico (1473-1543) deve ter conhecido a teoria de Ptolomeu na Universidade de Cracóvia, onde estudou. Em 1514, ele divulgou a um pequeno grupo de amigos sua primeira versão do estágio de desenvolvimento de sua teoria do sistema heliocêntrico. No entanto, a versão completa só foi para o prelo quando ele estava à beira da morte.

7. Galileu Galilei (1564-1642), famoso defensor do heliocentrismo (a ponto de quase ser condenado à fogueira pela Inquisição), muitas vezes é conhecido como "o pai da ciência moderna". Seu método experimental quantitativo se tornou, mais tarde, a metodologia padrão na esfera da investigação científica.

8. Johannes Kepler (1571-1630) foi adepto do luteranismo durante toda a vida. Em Praga, ele ajudou o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) a elaborar um novo conjunto de tabelas astronômicas. Sua mãe, Catarina, foi presa sob a acusação de bruxaria, e por pouco não foi submetida a sessões de tortura. 

9. René Descartes (1596-1650) é considerado o "pai da filosofia moderna". Ele formulou sua teoria de geometria analítica enquanto sofria com o calor intenso de seu quarto. É o autor da frase "ergo, cogito ergo sum" ("penso, logo existo").

10. Sir Isaac Newton (1642-1727), nascido em Lincolnshire, Inglaterra, escreveu muito sobre alquimia história antiga e estudos bíblicos. Tornou-se membro do Parlamento reformou a Casa da Moeda e foi eleito presidente da Royal Sociey, de 1703 em diante. 

11. Benjamin Franklin (1706-1790) nascido em Boston, Massachusetts foi uma figura de destaque na Guerra de Independência Americana e, inclusive, ajudou a redigir a Declaração de Independência (1776). Apesar de ter sido cientista e inventor, achava que seu trabalho no serviço público era mais importante do que suas contribuições científicas. 

12. Carl Friedrich Gauss (1777-1855) nasceu em Brunswick, atual Alemanha. Em 1801 estabeleceu os fundamentos de seu método de busca de conhecimento científico e do saber das ciências matemáticas: intensas pesquisas empíricas, seguidas de reflexões que, por suas vez, levaram-no à formulação de uma teoria. Foi um grande polímata. 

13.  Heinrich Hertz (1857-1894), um físico alemão, descobriu as ondas de rádio. Hertz demonstrou que as ondas de rádio eram passíveis de reflexão, refração e difração.

14. Marie Curie (1867-1934) nasceu em Varsóvia, então parte do Império Russa. Tornou-se a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, conquistado por suas pesquisas sobre radiação na área da física, junto com seu marido, Pierre, e Henri Becquerel. 

15. Albert Einstein (1879-1955), famoso pela teoria da relatividade, era de ascendência judaica. Por essa razão, ele abandonou definitivamente a Alemanha em 1932, imigrando para os Estados Unidos. Em 1952, recusou o convite para se tornar o presidente de Israel.

Bibliografia consultada: CHALTON, Nicola & MacARDLE, Meredith. A História da Ciência para quem em pressa. radução de Milton Chaves. 1. ed. Rio de Janeiro: Valentina, 2017.

0 comentários:

Enviar um comentário