“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Ancilóstomo e a Ocupação da América

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Jeca Tatu

Os ovos do ancilóstomo (Ancylostoma duodenale) são eliminados nas fezes humanas. Eles permanecem no solo e, em condições climáticas ideais, eclodem em pequenas larvas. Essa transformação ocorre em solo úmido e quente, razão pela qual a verminose é típica de país tropical. As larvas entram em contato com a pele humana geralmente nos pés de pessoas descalças. Invadem a pele, penetram no organismo e transformam-se em parasitas adultos. 

No organismo humano, esse parasita adere-se firmemente à parede intestinal, provocando lesões que sangram lentamente. O verme alimenta-se do sangue, e sua constante perda provoca anemia. Seus sintomas são fraqueza intensa, indisposição, tontura e a palidez da pele. A verminose - como é popularmente chamada - é conhecida como "amarelão", e tornou-se célebre por acometer o personagem preguiçoso do Jeca Tatu das obras de Monteiro Lobato. 

Dentre os homens que transpuseram o estreito de Bering e iniciaram o povoamento do continente americano, alguns estavam contaminados com o Ancylostoma duodenale. Contudo, o mundo atravessava então a Era Glacial e os ovos eliminados pelas fezes não encontraram solo favorável para eclodirem em larvas. Assim, aqueles que nasceram durante a jornada não foram infectados. As mesmas terras frias que possibilitaram a travessia do homem barraram a entrada do ancilóstomo. Contudo, os índios já conheciam o "amarelão" bem antes do contato com os europeus. Como isso foi possível? 

ancilóstomo não teria acompanhado os primeiros americanos se eles houvessem chegado à América apenas por via terrestre. Assim, a ciência médica ajuda a sustentar a hipótese de que houve uma outra rota para a ocupação do "Novo Mundo", e foi por via marítima. Formas adultas e ovos do ancilóstomo em coprólitos de múmias peruanas, chilenas e brasileiras comprovam-no: o litoral quente e úmido, ao contrário do gélido Alasca, não impediu a entrada do parasita em nosso continente.       

Bibliografia consultada: UJVARI, Stefan Cunha. A História da Humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p. 71-73.

0 comentários:

Enviar um comentário