“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Período Pré-Colonial Brasileiro

sábado, 8 de dezembro de 2018

A derrubada do pau-brasil (1515). Ilustração de André Thevet (1502-1590).

Entre a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, e a expedição de Martim Afonso de Souza, em 1530, não houve ocupação efetiva do nosso território. Assim, a historiografia tradicional denominou esse período como "pré-colonial" ou de colonização de feitorias. 

O desinteresse da Coroa portuguesa pelas terras brasílicas relacionava-se aos enormes lucros decorrentes da carreira das Índias e da exploração do litoral africano. Assim, nem a administração portuguesa e nem a burguesia metropolitana se dispunham a transferir recursos, homens e navios para a ocupação da Nova Terra. Nos trinta primeiros anos de nossa história após a chegada dos portugueses, o governo português se limitou a enviar expedições exploratórias e de reconhecimento ao litoral do Brasil, que buscavam também madeira tintorial, papagaios e pimenta.   

Bibliografia consultada: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Conquista e Colonização da América Portuguesa - o Brasil Colônia - 1500/1750. In: LINHARES, Maria Yedda (org.). História Geral do Brasil. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990, p. 54.

0 comentários:

Enviar um comentário