“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Rococó

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Les hasards heureux de l'escarpolette, 1767-1768. Jean-Honoré Fragonard (1732-1806).   

Estilo artístico e arquitetônico caracterizado pela leveza, graça, alegria e intimidade, surgiu na França por volta de 1700 e difundiu-se por toda a Europa no século XVIII. Por extensão, o termo designa também o período em que o estilo floresceu - "a era rococó". O vocábulo foi, ao que tudo indica, cunhado em 1796-7, numa referência depreciativa ao gosto prevalecente durante o reinado de Luís XV. O termo, à semelhança de tantos outros rótulos estilísticos, veio à tona com sentido pejorativo e por longo tempo reteve as conotações originais, designando uma arte que era, segundo uma das acepções, "excessiva ou insipidamente florida ou ornada". A palavra foi empregada como termo formal da história da arte a partir de meados do século XIX. Uma sucessão de mudanças no conjunto dos padrões estéticos deu respeitabilidade ao termo, que hoje é empregado sobretudo num sentido objetivo. 

Os caracteres mais imediatamente identificáveis do estilo são o interesse pela frágil decoração profusamente colorida, por temas mais triviais que edificantes e por um sentido de poesia pastoral na arte. Foi ao mesmo tempo um desenvolvimento e uma reação ao pesado estilo barroco, do gosto pela complexidade formal, mas à preocupação com a massa veio suceder um delicado jogo de superfície, e as cores sombrias e pesadas dourações deram lugar a claros rosas, azuis e verdes, destacando-se também, com frequência, o branco. A elegância e a conveniência, e não mais a grandeza, eram as qualidades exigidas por uma sociedade cansada dos excessos de Versalhes. 

Os primeiros mestres do novo estilo foram gravadores como Audran e Bérain. O primeiro grande pintor rococó foi Watteau. Boucher e Fragonard são os pintores que representam de modo mais completo o espírito do estilo em seu estado maduro, e Falconet talvez seja o seu pintor quintessencial. Apropriadamente, muitas das obras de Falconet foram reproduzidas em porcelana, pois essa forma de arte é muito mais representativa da época que, por exemplo, a estátua heroica. 

De Paris, o rococó difundiu-se por meio de artistas franceses trabalhando no estrangeiro ou de publicações de gravuras de composições francesas. Cada país acrescentou ao rococó uma qualidade nacional, dentro das quais muitas vezes distinguem-se diversas variantes locais. Além da França, os solos mais férteis para o florescimento do estilo foram a Alemanha e a Áustria. O rococó perdurou na Europa central até o final do século, mas na França e em outros países a maré estilística foi saindo da frivolidade e leveza para as qualidades mais austeras do neoclassicismo desde a década de 1760.

Adaptado de CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 455-456.

0 comentários:

Enviar um comentário