“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Precursores da Reforma: Wycliffe

domingo, 18 de junho de 2017

O ingleses estavam descontentes em enviar recursos a um papa em Avignon, que estava sob influência do rei francês, então inimigo da Inglaterra. Além disso, esse sentimento proto-nacionalista foi intensificado pelo ressentimento real e das camadas médias por causa do dinheiro desviado do erário britânico através dos impostos papais. Foi nesse contexto de reação "nacionalista" ao eclesiasticismo que Wycliffe obteve projeção na vida religiosa inglesa. Apoiado pelo poderoso João de Gante, ele desafiou o papa. 

Wycliffe estudou e lecionou em Oxford durante a maior parte de sua vida. Até 1378, pretendeu reformar a Igreja Católica mediante a destituição dos clérigos imorais e confisco de suas propriedades. Nesse sentido, publicou em 1376 a obra Of Civil Dominion ("Sobre o Senhorio Civil"), na qual exigia uma base moral para a liderança eclesiástica. A falha por parte dos clérigos em cumprir suas funções seria suficiente para a autoridade civil tomar os seus bens e entregá-los somente àqueles que servem a Deus dignamente. Essa doutrina agradava aos nobres que cobiçavam as propriedades da Igreja Romana. Eles e João de Gante impediram que os prelados fizessem algum mal a Wycliffe. 

A partir de 1379, no entanto, Wycliffe começou a se opor aos dogmas católicos. Nesse ano, ele atacou a autoridade do papa, dizendo que não ele, mas Cristo era o chefe da Igreja. Defendeu que a Bíblia e não a Igreja era a autoridade única para o crente; a Igreja Romana deveria se ajustar ao padrão da Igreja do Novo testamento. Para apoiar essas ideias, em 1382 Wycliffe terminou a primeira tradução completa do Novo Testamento para o inglês. Nesse mesmo ano, se opôs ao dogma da transubstanciação. Se adotada, a ideia de Wycliffe significaria que o sacerdote não mais reteria a salvação de alguém por ter em suas mãos o corpo e o sangue de Cristo na Eucaristia. 

A Igreja rapidamente se articulou e suas ideias foram condenadas em Londres, ainda em 1382. Wycliffe foi obrigado a se retirar para seu pastorado em Lutterworth. Contudo, dois anos sua causa ganhou força com Nicolau de Hereford, que completou a tradução de grande parte do Antigo Testamento para o inglês. Além disso, Wycliffe providenciou a continuação da propagação de suas ideias com a fundação de um grupo itinerante de pregadores leigos, os lolardos. Graças a uma distorção da declaração De Haeretico Comburendo, promulgada pelo Parlamento em 1401, a Igreja Romana conseguiu que se aplicasse a pena de morte contra os lolardos. Apesar disso, alguns deles ainda atuavam na Inglaterra no início da Reforma Anglicana. 

As ideias de Wycliffe repercutiram entre os estudantes boêmios, que depois levaram a sua mensagem para a Boêmia e lançaram os fundamentos dos ensinos de John Huss. Além disso, internamente seus ensinamentos de igualdade na Igreja foram aplicados à vida econômica pelos camponeses, contribuindo para a Revolta dos Camponeses de 1381.    

Adaptado de CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. Tradução de Israel Belo de Azevedo e de Valdemar Kroker. São Paulo: Vida Nova, 2008, p. 225-227.      

0 comentários:

Enviar um comentário