“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Helmut Kohl (1930-2017), R.I.P.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Um brinde à paz: Mikhail Gorbachev, presidente soviético, e Helmut Kohl. Bonn (Bona), capital da Alemanha Ocidental, 1989.

"Kohl foi o líder que reunificou a Alemanha que a guerra partira ao meio, e foi o líder europeu que uniu a Europa, dando-lhe um nó que, esperava, nunca mais pudesse ser desatado. Um legado extremamente sofisticado para um homem do campo, que não fazia voltar cabeças quando entrava numa sala e que falava com um sotaque de província, como sempre sublinharam políticos e muitos dos seus próprios parceiros de partido. 

Kohl era um político de estilo diferente daquele a que Bona (a capital da Alemanha Federal) estava habituada. Era persistente e afável. Em vez de diplomacia elegante, fazia diplomacia afectiva - tornou-se amigo dos líderes de um mundo soviético, o americano George Bush, o francês François Miterrand. Acompanhou as reformas do soviético e, quando percebeu os sinais da derrocada do bloco, arquitectou a reunificação alemã, em 1990, um ano depois da queda do muro de Berlim. Por causa disso, Bush chamou-lhe 'o maior líder europeu do século XX'." 

In: Público        

0 comentários:

Enviar um comentário