“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Acervo Anticomunista

domingo, 22 de setembro de 2013

"Os marxistas inteligentes são patifes; os marxistas honestos são burros; e os inteligentes e honestos nunca são marxistas." 
José O. de Meira Penna (1917-2017) 

Não, a citação acima não é uma ofensa. É, sim, um vívido alerta, amparado numa vasta documentação e bibliografia sobre as mazelas do comunismo. Parte dessa bibliografia, inclusive, encontra-se disponível em português. Assim, parto do princípio que você, leitor, é inteligente e honesto, e por isso disponibilizo aqui uma lista de vídeos que reforçará a sua convicção de que o marxismo é o "ópio dos intelectuais", segundo a definição de Raymond Aron. 

O material abaixo, portanto, não constitui peça barata de propaganda anticomunista. Todos esses filmes, documentários, entrevistas e palestras constituem um tesouro de informações sobre as atrocidades do "Socialismo Real" e do marxismo cultural. Esse contundente testemunho não deixa "pedra sobre pedra" sobre a ideologia marxista e as nefastas experiências políticas dela derivadas. Alerto, para as almas mais sensíveis, que algumas imagens e relatos poderão chocar. 

A História Soviética

Trata-se de um excelente documentário, em três partes, sobre a implantação, a consolidação e a queda do comunismo na antiga União Soviética. Exibido pela RTP2, de Portugal.

Este documentário detalha as atrocidades do comunismo soviético, bem como as suas ligações com o nazismo. Desta forma, vai na linha do livro O Passado de Uma Ilusão, de François Furet (Siciliano, 1995).

Filme de 1992, dirigido por Ivan Passer. Trata-se de um relato da trajetória política e pessoal do tirano soviético Joseph Stalin, produzido a partir a partir dos relatos de sua filha. P.s. Há uma opção de assistir ao filme inteiro, sem a necessidade de acessar outros links. No entanto, parece que a qualidade da imagem é um pouco inferior. Veja aqui.

4. Doc. O Apocalipse de Stalin [P1] [Parte 2] [Parte 3]
Excelente documentário sobre Stalin, produzido pela RTP3, de Portugal.

Filme de 1991, dirigido por Andrei Konchalovsky. Baseado numa história real e com cenas gravadas no Kremlin, mostra a vida de Ivan Sanchin, funcionário da KGB que se tornou operador de projeção de filmes privados de Stalin entre 1939 e 1953.

6. Anne Applebaum fala sobre o Gulag
Nesta entrevista, concedida ao programa Milênio da Globo News, a jornalista Anne Applebaum Elizabeth fala sobre o sistema de campos de trabalhos forçados da União Soviética. Suas pesquisas resultaram no premiado livro Gulag: uma história (Ediouro, 2004).

7. Filme "Caminho da Liberdade" 
Filme britânico de 2010, dirigido por Peter Weir. Ilustra a vida no Gulag, e a fuga de um grupo de prisioneiros. 


8. Ilha dos Canibais
Documentário sobre um campo do Gulag numa ilha da Sibéria onde os prisioneiros, abandonados à própria sorte, entregaram-se ao canibalismo.

9. Khrushchev e a Primavera de Praga
Documentário sobre a Guerra Fria, do período em que Nikita Khrushchev esteve à frente da União Soviética até 1968, quando ocorreu a Primavera de Praga.

10. Entrevista sobre a subversão soviética Palestra sobre a subversão soviética 
No primeiro vídeo, Yuri Bezmenov (Thomas Schuman), desertor da KGB, descreve a estratégia de subversão das sociedades ocidentais pela agência de espionagem soviética. No segundo vídeo, em uma palestra, Bezmenov apresenta outros detalhes da atuação da KGB.

11. Livre para escolher: a falência do socialismo
Excelente documentário apresentado por Milton Friedman, Nobel de Economia de 1976, sobre a transição da economia planificada para a economia de mercado do Leste europeu.

12. Os últimos dias da União Soviética

Documentário exibido pelo canal Futura, sobre o governo de Mikhail Gorbachev (1985-1991) e o colapso da União Soviética e do Socialismo Real.

13. A História do Comunismo e o Mundo Atual
A história do comunismo e das revoluções comunistas e o seu impacto no século XX é explicada pelo historiador Silvio Pons nesta entrevista concedida ao programa Milênio, da Globo News. Pons também concedeu uma entrevista para O Globo e é autor de A Revolução Global - História do Comunismo Internacional (1917-1991). 

O Comunismo além da União Soviética

14. História do Muro de Berlim

Documentário exibido pelo canal History, sobre a história do "Muro da Vergonha".

15. Filme "A vida dos outros" 
Filme alemão de 2006, dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck. A película narra a história de um agente da Stasi (a polícia política da República Democrática Alemã). Esse agente é encarregado de coordenar escutas clandestinas no apartamento de um casal da vida cultural de Berlim e, contrariando as expectativas, passa a ter simpatia por eles. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. P.s. O filme foi censurado do YouTube, após anos lá. Assim, indico aqui uma análise do mesmo.

16. Stasi - Polícia secreta da Alemanha Oriental
Reportagem da Globo News sobre a polícia secreta da então República Democrática Alemã. Utiliza imagens do filme A Vida dos Outros.

17. Nadia Comaneci - A Ginasta e o Ditador
Documentário sobre a trajetória de Nadia Comaneci e Nicolae Ceaușescu, o ditador da Romênia, entre 1965 e 1989.

18. Che Guevara: a anatomia de um mito
Documentário que arrasa o mito do "herói" latino-americano, Che Guevara. Produzido a partir de entrevistas com vários ex-revolucionários, muitos deles vítimas diretas ou indiretas do psicopata argentino. Legendado.

19. Os arquivos perdidos de Fidel Castro
Documentário sobre o revolucionário de ditador Fidel Alejandro Castro Ruz (1926-2016). Dublado. 
Reportagem-documentário produzida pela GNT. Explica a Revolução Chinesa de 1949 e, especialmente, a biografia de seu líder, Mao Tsé-Tung. Uma denúncia dos crimes de um dos mais brutais ditadores comunistas de todos os tempos.

21. A Grande Fome de Mao 
Documentário sobre as consequências do processo de coletivização implementado por Mao Tsé-Tung na China.
Rara e excelente reportagem-documentário sobre o genocídio cometido pelo Khmer Vermelho, de Pol Pot, no Camboja. ATENÇÃO: Caso o vídeo seja mais uma vez censurado do YouTube, baixe-o aqui (sem legendas; as mesmas poderão ser obtidas na internet).

23. Guerras da Iugoslávia
Compêndio de reportagens da Globo, sobre a sangrenta dissolução da Iugoslávia. Trata-se de um verdadeiro dossiê desses turbulentos anos da Península Balcânica.

24. Coreia do Norte: liberdade ou morte 
Uma das melhores reportagens já feitas sobre o drama dos fugitivos da tirania norte-coreana. Foi exibido em Portugal, pela SIC. Imperdível.

25. Raptados pela Coreia do Norte
Reportagem exibida em Portugal, pela SIC. Mostra o esquema de raptos de estrangeiros pela tirania norte-coreana.

26. Shin fala sobre a fuga do Campo 14
Entrevista a Shin Dong-hyuk, o único prisioneiro que sobreviveu a uma fuga do Campo 14, uma prisão de condições abomináveis, trabalhos forçados e segurança máxima da Coreia do Norte (leia mais aqui).

27. Kim Jong-un, uma biografia não autorizada
Produzido pela Globo News, este documentário conta com entrevistas até então inéditas de pessoas que foram próximas ao ditador da Coreia do Norte.

28. Coreia do Norte: armas nucleares, terror e propaganda
Documentário de 2016, produzido por jornalistas franceses. Ative as legendas. 

29. Um Dia na Vida de um Ditador
Documentário inovador, mostra a rotina sanguinária e imoral de três dos piores ditadores do século XX: Joseph Stalin (União Soviética), Idi Amin Dada (Uganda) e Muammar Gaddafi (Líbia). O link acima é de um vídeo editado, que se concentra na vida do tirano de Uganda. Ative as legendas.

30. A Ascensão de Vladimir Putin 
Documentário sobre a ascensão de Vladimir Putin ao governo da Rússia. Como fica claro, para se proteger de inúmeros crimes, Putin tornou-se um prisioneiro do Kremlin - não confia em ninguém para protegê-lo caso deixe o poder.

31. O Mundo Segundo Xi Jinping
Documentário sobre a trajetória do ditador vitalício chinês e seus planos de dominação global.

O Marxismo Cultural

32. O Que é Marxismo Cultural? / História do Politicamente Correto
O primeiro vídeo apresenta uma definição sintética do Marxismo Cultural; o segundo lança luz sobre a fundação, os primeiros tempos e as estratégias da Escola de Frankfurt. Ambos são legendados.

33. O Triunfo do Marxismo Cultural
Entrevista do filósofo Olavo de Carvalho, um dos maiores nomes do pensamento anticomunista brasileiro, a Cliff Kincaid. O programa é apresentado por Jerrey Kenney. Legendado.

Documentário escrito, produzido e dirigido por Curtis Bowers. Denuncia a degradação moral dos Estados Unidos pelos comunistas. Pesquise especialmente sobre os 45 objetivos dos comunistas para minar as bases morais da sociedade americana, conforme expostos no livro The Naked Communist e apresentados no documentário em questão.

35. Agenda 2 - Mestres do Engano

Segunda parte do documentário Agenda, de Curtis Bowers.

36. Lavagem cerebral: O Paradoxo da Igualdade
Documentário norueguês produzido pelo sociólogo Harald Eia, mostra as contradições e falta de base científica da ideologia de gênero. Trata-se do episódio 1 de uma série.

37. A Verdade sobre o Ciclo da Violência
Infelizmente, o canal dos Tradutores de Direita foi censurado. No vídeo em questão, Stefan Molyneux desmascarava o tal "ciclo da violência", tão propalado pela esquerda.

38. Uma conversa sobre racismo
Documentário escrito e produzido por Craig Bodeker. Trata-se de uma denúncia contra o artificial e manufaturado conceito de "racismo" que, na verdade, traz embutido um preconceito anti-branco e é uma das armas do marxismo cultural.

39Saul Alinsky e o Comunismo nos EUA
Palestra de Sílvio Medeiros na PUC-SP. Saul Alinsky (1909-1972) foi discípulo de Antônio Gramsci (1891-1937) e mentor político de Barack Obama, presidente americano entre janeiro de 2009 e janeiro de 2017.

40. Palestra da Ana Campagnolo no CPAC
A Prof.ª Ana Caroline Campagnolo é licenciada em história e atualmente exerce o mandato de deputada estadual no estado de Santa Catarina (2019-2022). Ela é autora do livro Feminismo - Perversão e Subversão (Vide Editorial, 2019). 

Historiadores X Jornalistas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

 Ontem o Programa Roda Viva (TV Cultura) entrevistou o jornalista metido a historiador Laurentino Gomes (detalhe: na bancada só haviam jornalistas!). A 1ª parte da entrevista pode ser vista AQUI.

Talvez motivado por essa entrevista, alguém me perguntou o que achava sobre o fato de jornalistas escreverem livros supostamente históricos. Resolvi transformar a resposta no meu 40º post.

Há vantagens e desvantagens na publicização do passado levada a cabo pelos jornalistas. É notório que a divulgação dos fatos históricos aguça a curiosidade do grande público e dissipa parte de sua ignorância. Mas jornalistas como Eduardo Bueno e Laurentino Gomes não escrevem História. Eles próprios reconhecem-no. Como afirmou Jacques Le Goff, no prefácio de Apologia da História (de Marc Bloch): "... mesmo os melhores jornalistas permanecem 'colados' ao acontecimento." Note esse "vício" jornalístico em trecho do livro 1822, de Laurentino Gomes:

O destino cruzou o caminho de D. Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância. Ao se aproximar do riacho Ipiranga, às 16h30 de Sete de setembro de 1822, o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga. A causa dos distúrbios intestinais é desconhecida. Acredita-se que tenha sido algum alimento mal conservado ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista, ou a água contaminada das bicas e chafarizes que abasteciam as tropas de mula na Serra do Mar. Testemunha dos acontecimentos, o coronel Manuel Marcondes de Oliveira Melo, subcomandante da guarda de honra e futuro Barão de Pindamonhangaba, usou em suas memórias um eufemismo para descrever a situação do príncipe. Segundo ele, a intervalos regulares, D. Pedro se via obrigado a apear do animal que o transportava para 'prover-se' no denso matagal que cobria as margens da estrada.

Outro livro do Laurentino, escrito antes mesmo de 1822, foi 1808.

Seu colega, Eduardo Bueno, certa vez disse descaradamente que o seu trabalho era "encantar o cliente" (note a semelhança com os antigos logógrafos gregos). Já o trabalho do historiador, como estabelecido na Antiguidade, é ser fiel à verdade histórica. O jornalista é um pragmático, "refém do cliente; como precisa de retorno financeiro imediato, seu tom é necessariamente sensacionalista e factual. O historiador é um cientista da História, daí ter que carregar o "peso" da erudição.

Por outro lado, parte do sucesso desses jornalistas "contadores de histórias" deve-se ao vácuo deixado por nós, historiadores. No mesmo livro supracitado, Marc Bloch falou do dever que o historiador tem de "saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes." Temos que divulgar os nossos conhecimentos! Particularmente, tenho esse projeto, e pretendo levá-lo a cabo não só através da escrita, mas também através do lúdico, razão pela qual formei uma coleção de soldados de chumbo da Antiguidade.

Sócrates estabeleceu o princípio da educação ocidental na fórmula "Só sei que nada sei.' Mas os nossos "jornalistas-cronistas" parecem ignorá-lo (aliás, esse parece ser o "pecado" mais recorrente dos jornalistas em geral - achar que sabem de tudo!). Em entrevista ao Correio Braziliense (28/10/2010), Laurentino Gomes disse que já não precisava de consultoria de historiadores. Genial! Mesmo os historiadores mais renomados, antes de publicarem os seus trabalhos, não dispensam leituras e críticas, das mais diversas origens.