“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«A Presença Ignorada de Deus»

domingo, 31 de janeiro de 2021

 

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Seminário "Origens"

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

No segundo bimestre, as disciplinas de História e Biologia promoverão o seminário interdisciplinar Origens, direcionado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do CAV.

O seminário se baseará na leitura prévia de capítulos de livros. Cada aluno deverá preparar um resumo manuscrito do texto escolhido. Na data estipulada, deverá enviá-lo pela plataforma e-class aos professores de História e de Biologia. Cada apresentação deverá se basear no seguinte Modelo de PowerPoint. Em caso de dúvidas, o aluno deverá entrar em contato com antecedência, e por e-mail.

As apresentações serão feitas por duplas de alunos, no período de 10-12 minutos, e seguirão a ordem abaixo:


1. A Datação do Carbono-14 não Refuta a Bíblia? (Ham, 2011)

2. Os Rebeldes na Savana - Aventuras Fictícias (Harari & Vandermeulen, 2020: p. 8-115)

3. Deus não podia ter usado a Evolução? (Ham, 2011)

4. Deus realmente poderia criar tudo em seis dias? (Ham, 2011)

5. Pegadas de Adão (Silva, 2014)

6. A Seleção Natural é a mesma coisa que Evolução? (Ham, 2011)

7. Em que ponto se encaixa a Era do Gelo? (Ham, 2011)

8. Histórias Primordiais (Silva, 2014)

9. Testemunhos do Dilúvio (Silva, 2014)

10. Histórias do dilúvio ao redor do mundo não provam um dilúvio universal (Longman & Walton, 2019)

11. Sexo, Mentiras e Pinturas Rupestres - Assassinos em Série Intercontinentais (Harari & Vandermeulen, 2020: p. 116-244)

12. O que realmente aconteceu com os Dinossauros? (Ham, 2011)

13. Babel e os Patriarcas (Silva, 2014)

14. José no Egito (Silva, 2014)


Referências bibliográficas:

HAM, Ken (org.). Criacionismo - Verdade ou Mito? Respostas para 27 questões sobre Criação, Evolução e Bíblia. Tradução de Lena Aranha. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2011. > Disponível aqui.

HARARI, Yuval Noah & VANDERMEULEN, David. Sapiens: Uma História em Quadrinhos. [Adaptação]. Vol. 1. Tradução de Érico Assis. 1ª ed. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2020. > Disponível aqui.

LONGMAN III, Tremper & WALTON, John H. O Mundo Perdido do Dilúvio. Tradução de Elissamai Bauleo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019. > Disponível aqui.

SILVA, Rodrigo P. Escavando a Verdade - a Arqueologia e as Incríveis Histórias da Bíblia. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2014.

Curso sobre a Shoá

terça-feira, 26 de janeiro de 2021


Aula 1 | 23/02/21
Prof. Reuven Faingold
 “Genocídios e Shoá: Estudando as principais diferenças”


Aula 2 | 02/03/21 
Profa. Sarita Mucinic Sarue 
“A vida judaica na Polônia: Do schtetel até a Segunda Guerra”


Aula 3 | 16/03/21 
Profa. Ilana Iglicky
“Propaganda e ódio aos judeus: Imagens da Idade Média ao Terceiro Reich”


Aula 4 | 23/03/21
Profa. Rosa Abaliac
“Período de boicote no Terceiro Reich: Os casos da Alemanha e da Áustria: 1933-1939”


Aula 5 | 06/04/21
Profa. Ilana Iglicky
“Os Einsatzgruppen e a ‘Solução Final’ do Povo Judeu: 1941-1945”


Aula 6 | 13/04/21
Profa. Sarita Mucinic Sarue
“Entrevista e depoimento de um sobrevivente do Holocausto em São Paulo”


Aula 7 | 20/04/21
Profa. Ilana Iglicky 
“A indústria da morte nos campos de trabalho, concentração e extermínio: 1942-1945”


Aula 8 | 27/04/21
Profa. Sarita Mucinic Sarué
“Resistência armada e cultural  durante a Shoá: 1933-1945”


Aula 9 | 04/05/21
Profa. Rosa Abaliac
 “Quem salva uma vida salva o mundo inteiro:
Os ‘Justos das Nações’ e a Shoá: 1940-1945”


Aula 10 | 11/05/21
Prof. Avraham Milgram
Historiador e educador do Museu de Yad Vashem.
“Metodologias e ensino da Shoá na atualidade”. 

Canal Sou César

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021


Eu aderi ao Telegram e, de imediato, criei um canal: t.me/soucesar

Com tal ferramenta - muito melhor e segura do que grupos de WhatsApp, por exemplo - eu vos manterei atualizados sobre as publicações aqui do blog e muito mais. Para os amantes da História, certamente é imperdível.

«A Infância do Brasil», de José Aguiar

sábado, 16 de janeiro de 2021

 

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A Infernal Prisão Comunista de Pitesti

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

 

A Securitate, a polícia política romena, utilizou os instrumentos "clássicos" de tortura durante os interrogatórios: espancamentos, pancadas nas solas dos pés, suspensão e prisão dos pés junto do teto, com o indivíduo de cabeça para baixo. Em Pitesti a crueldade da tortura ultrapassou e muito esses métodos: todo tipo imaginável - e inimaginável - de suplícios foi praticado. O corpo era queimado com cigarros; partes do corpo de alguns prisioneiros começavam a gangrenar, caíam como as carnes dos leprosos; outros eram obrigados a ingerir excrementos e, se os vomitavam, o vômito era-lhes enfiado pela garganta abaixo.

A imaginação delirante de Eugen Turcanu (1925-1954) se excitava sobretudo com os estudantes religiosos, que se recusavam a renegar a Deus. Alguns eram "batizados" todas as manhãs da seguinte maneira: enfiavam-lhes a cabeça num tonel cheio de urina e fezes enquanto os outros presos recitavam em volta a fórmula do batismo. Para que o torturado não se asfixiasse, de tempos a tempos a sua cabeça era erguida de tonel, para que eles pudessem respirar antes de terem a cabeça de novo mergulhada no magma repugnante. Um dos que sistematicamente sofreram essa tortura criara o seguinte automatismo, que durou cerca de dois meses: era ele próprio, todas as manhãs, que imergia a cabeça no tonel, sob as gargalhadas dos "reeducadores".

Quanto aos seminaristas, Turcanu obrigava-os a oficiar nas missas negras que ele próprio encenava, sobretudo durante a Semana Santa, na vigília pascal. Alguns desempenhavam o papel de meninos do coro, outros, de padres. O texto litúrgico de Turcanu era, evidentemente, pornográfico e parafraseava de forma demoníaca o original. A Virgem Maria era referida como "a grande prostituta", e Jesus "o imbecil que morreu na cruz". O seminarista que desempenhava o papel de padre devia despir-se completamente; depois ele era envolvido por um lençol sujo de excrementos e lhe penduravam no pescoço um falo confeccionado com sabão, miolo de pão e pulverizado com DDT. Na noite que antecedeu a Páscoa de 1950, os estudantes em curso de reeducação foram obrigados a passar diante do "padre" e a beijar o falo, dizendo: "Cristo ressuscitou".     
  
Testemunho citado em: COURTOIS, Stéphane et al. O Livro Negro do Comunismo - crimes, terror e repressão. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019, p. 495.

Leituras do 1º Trimestre de 2021

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Crianças lendo, pintura a óleo de Oscar Gustaf Björck (1860-1929).


Nos primeiros três meses deste ano, esses foram os livros que eu li (post em edição até o fim do trimestre):

AGUIAR, José. A Infância do Brasil. Porto Alegre: AVEC, 2017.

COURTOIS, Stéphane et al. O Livro Negro do Comunismo - crimes, terror e repressão. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.

DELISLE, Guy. Crônicas de Jerusalém. Tradução de Claudio R. Martini. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2012.

DEMICK, Barbara. Nada a Invejar - Vidas Comuns na Coreia do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

OVERY, Richard. Os Ditadores - a Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

SATRAPI, Marjane. Persépolis. Tradução de Paulo Werneck. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

«Sobre a China», de Henry Kissinger

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 

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«Sapiens - HQ», de Yuval N. Harari

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

 

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«Crônicas de Jerusalém», de Guy Delisle

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

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«Persépolis», de Marjane Satrapi

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

 

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