O Projeto Interdisciplinar Vitória será desenvolvido ao longo do 3º bimestre, pelos alunos do 3º ano EM. A entrega do relatório e do vídeo ocorrerá nos primeiros dias do 4º bimestre. O objetivo será, em primeiro lugar, fazer um levantamento de seis dos principais problemas do município de Vitória, capital do Espírito Santo. A seguir, os alunos buscarão soluções para tais desafios a partir de três frentes: administração pública, iniciativa privada e terceiro setor.
Nesse sentido, a turma será dividida em equipes, a partir das duplas e seus respectivos temas do seminário Admirável Mundo Novo. Assim, eis os eixos do projeto:
I. Sociedade: temas 1, 2 e 3
II. Poder: temas 4, 9 e 19.
III. Economia: temas 5, 6 e 7.
IV. Educação: temas 10, 11 e 20.
V. Segurança: temas 12, 13 e 14.
VI. Meio Ambiente: temas 17 e 18.
Cada equipe deverá eleger um líder, um secretário e um editor (no eixo VI, poderão ser escolhidos apenas o líder e um secretário-editor), preferencialmente de duplas diferentes. Na primeira semana do 3º bimestre, cada secretário deverá entregar ao professor um cronograma do trabalho. Vale lembrar que o recorte do problema deverá ser bem delimitado; assim, por exemplo, ao invés de se tratar das dificuldades da rede municipal de ensino de forma genérica, é melhor avaliar eventuais atrasos em certas metas do Plano Municipal de Educação de Vitória, disponível aqui.
Como metodologia, serão adotados questionários (via Google Forms ou outros recursos), entrevistas (preferencialmente gravadas), levantamentos (especialmente de dados disponíveis na Web) e pesquisas de campo (registradas por fotos e/ou vídeos). Pelo menos um secretário municipal - ou vereador - deverá ser entrevistado (confira a lista das secretarias aqui), bem como um empresário e um representante do terceiro setor. Entidades relevantes nesse sentido são a CDL Vitória, o SINEPE, a OPBB-ES, a ADRA Espírito Santo, dentre outras.
Ao final, os dados deverão ser reunidos e analisados à luz de pelo menos uma referência bibliográfica do seminário Admirável Mundo Novo. Toda a exposição, incluindo a proposta de intervenção e as conclusões, deverão constar num relatório de quatro laudas digitado (fonte: Times New Roman; tamanho 12; espaçamento entre linhas: 1,5; dentre outras normas da ABNT). Baixe o modelo de capa aqui. Além disso, um vídeo de apresentação, de 10 a 15 minutos, deverá ser produzido por cada equipe (com exceção do editor, todos os integrantes deverão, necessariamente, participar nesse vídeo).
A orientação e as discussões relativas ao projeto se concentrarão nas aulas de Filosofia e Sociologia. Não se esqueça: o planejamento antecipado é a chave do sucesso. Nesse sentido, sugiro um Plano de Estudos.