sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Historia magistra vitae est. Cícero (106-43 a.C.)
"As causas da pobreza são bem simples e diretas. Em termos gerais, indivíduos em particular ou nações inteiras em geral são pobres por uma ou mais das seguintes razões: (1) eles não podem ou não sabem produzir muitos bens ou serviços que sejam muito apreciados por outros; (2) eles podem e sabem produzir bens ou serviços apreciados por outros, mas são impedidos de fazer isso; ou (3) eles voluntariamente optam por ser pobres."
Por Walter Williams
Artigo completo aqui.
LIVRO V
IV. Já tive ocasião de me referir aos costumes dos getas, que se dizem imortais. Quanto aos trausos, são em tudo semelhantes aos dos trácios, exceto com relação aos recém-nascidos e aos mortos. Quando nasce, entre eles, uma criança, os parentes, sentados em torno dela, enumeram os males a que está sujeita a natureza humana e lamentam, com gemidos, a sorte ingrata que fatalmente o acompanhará enquanto viver; mas, quando morre um deles, enterram-no alegremente, regozijando-se com a felicidade desse que acaba de libertar-se de tantos males.
HERÓDOTO. História. Estudo crítico de Vítor de Azevedo e tradução de J. Brito Broca. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d, p. 240.
LIVRO II
XLVII. Os egípcios olham os porcos como animais imundos. Se alguém toca inadvertidamente num deles, ainda que seja de leve, vai logo mergulhar no rio, mesmo vestido. Os guardadores de porcos, embora egípcios de nascença, são os únicos que não podem entrar em nenhum templo do Egito.
Ninguém lhes quer dar as filhas em casamento, nem desposar as filhas deles. São, por isso, obrigados a casar-se entre eles, isto é, com gente da mesma categoria.
Não é permitido aos egípcios sacrificar porcos a outros deuses que não à Lua e a Baco, realizando-se a cerimônia sempre no plenilúnio. Nessa ocasião lhe é permitido comer a carne.
LIVRO IV
LXIII. É assim que esses povos [os citas] sacrificam animais e criaturas humanas às divindades de sua predileção. Nunca, porém, imolam porcos e nem deles se alimentam.
CLXXXVI. Toda a região que se estende do Egito ao lago Tritônis é habitada pelos líbios nômades, que se alimentam exclusivamente de carne e de leite, jamais comendo, como se dá também com os egípcios, vacas ou porcos. As mulheres de Cirenes não se julgam, também, com permissão para comer carne de vaca, por causa da deusa Ísis, adorada no Egito. Chegam a jejuar, e celebram em sua honra. As mulheres de Barcéia também não comem carne de vaca e nem de porco.
HERÓDOTO. História. Estudo crítico de Vítor de Azevedo e tradução de J. Brito Broca. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d, p. 102, 204 e 233.
Uma das maiores calamidades humanitárias do século XXI ocorreu há pouco mais de um ano, em setembro de 2023. Naquela ocasião, aproveitando-se do intenso envolvimento do exército russo na invasão da Ucrânia, e após nove meses de bloqueio ao corredor humanitário que atendia aos cristãos armênios do Artsaque, as forças do Azerbaijão lançaram uma ofensiva no Alto Karabakh, completando a anexação do território. O fim oficial da República de Artsaque foi declarado no dia 1º de janeiro de 2024. A Turquia deu suporte militar e diplomático ao Azerbaijão, durante todo esse processo.
Algumas poucas semanas depois da ofensiva do Azerbaijão contra os armênios, ocorreu o terrível Massacre do 7 de Outubro. Isso desviou a escassa atenção da comunidade internacional da tragédia que assolava os cristãos armênios do Alto Karabakh para as vítimas do Hamas, em Israel.
A Donald Trump retornará à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025. Além disso, contará com a maioria no Senado e na Câmara dos Representantes.
Abaixo, o mapa do resultado das eleições:
Na Espanha, a tempestade Dana deixou um rastro de 217 mortos, até agora, a maioria na província de Valência (213). Recomendo um vídeo sobre o assunto.