quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Historia magistra vitae est. Cícero (106-43 a.C.)
Em fevereiro de 2017, no último fim de semana antes do início do ano letivo, a Polícia Militar do Espírito Santo entrou virtualmente em greve. No primeiro domingo da paralisação, ocorreu um fato no mínimo inusitado no Centro de Vitória. Assista ao vídeo acima e confira. Ouça também os comentários do Caio Fábio, aqui (não reflete a minha opinião).
Vê-se a rua Nestor Gomes e a Praça João Clímaco, nos arredores do Palácio Anchieta, concluídas, por volta de 1925. As fotos deste post foram obtidas em pesquisas no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, em julho deste ano.
No momento, a praça passa por uma reforma, e não se sabe se as características históricas que lhe restaram serão respeitadas.
Há exatamente um ano, 1,2 mil pessoas foram assassinadas pelo Hamas em Israel, e 251 foram sequestradas. Quanto aos feridos, foram contados 3.400. Foi o dia mais sangrento da história de Israel, desde da Shoá (Holocausto).
LIVRO II
XCV. Vê-se no país uma quantidade prodigiosa de moscas, mas os egípcios encontram meios para se defenderem delas. Os que habitam ao norte dos pântanos põem-se ao abrigo desses incômodos insetos, dormindo no alto de uma torre, pois o vento impede-as de voar muito alto. Os que ocupam a parte pantanosa servem-se de outro meio: a rede. Todos ali possuem uma rede. De dia, utilizam-na para apanhar peixes; à noite, estendem-na sobre o leito, à guisa de cortinado.
HERÓDOTO. História. Estudo crítico de Vítor de Azevedo e tradução de J. Brito Broca. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d, p. 113.