“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Dia da Tomada de Monte Castello

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Num dia como hoje, mas em 1945, os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tomavam Monte Castello, na Itália. Esse foi, sem dúvida, um dos maiores feitos do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e em toda a sua história.

A cerca de 60 Km de Bolonha, o Monte Castello precisava ser tomado pelos pracinhas brasileiros para que as tropas aliadas pudessem avançar para o norte da Itália. Após quatro tentativas frustradas, entre novembro e dezembro de 1944, os brasileiros finalmente conquistaram o monte de 977 metros de altura, no dia 21 de fevereiro de 1945.

A batalha durou 12 horas, e nos dias seguintes os alemães tentariam reconquistar Monte Castello, mas não obtiveram sucesso.   

Faces da Segunda Guerra Mundial

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Dr. Edmund Bursche (1881-1940), uma das milhões de vítimas desconhecidas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

O historiador Martin Gilbert se destacou por escrever obras que, de forma magistral, dão conta, ao mesmo tempo, do panorama histórico e de vidas de pessoas "comuns" - e, em muitos casos, anônimas. Assim, contempla os grandes acontecimentos sem descuidar de um toque profundamente humano.

A atividade que proponho aqui aos alunos se concentra nas vítimas, nos heróis e nos vilões da Segunda Guerra Mundial, conforme relatados por Gilbert. Em primeiro lugar, faça a leitura completa do capítulo proposto (o PDF da obra segue ao final deste post). A seguir, recolha os relatos cujas "pistas" seguem abaixo. As histórias deverão ser identificadas e anotadas numa folha, que deverá se fotografada e a imagem enviada pelo e-class. Redija a atividade a caneta azul ou preta. 


Cap. 1 - A invasão da Polônia (setembro de 1939)

- Em Wieruszow, Polônia, uma história trágica envolvendo um pai e sua filha.

- Dr. Pfannmüller e a eutanásia. 


Cap. 2 - A Polônia derrotada (outubro de 1939)

- A execução do pároco de Chocz.

- O primeiro massacre de judeus de Varsóvia.


Cap. 3 - Guerra na Finlândia (novembro de 1939)

- Na Guerra Russo-Finlandesa, a derrota do general Vinogradov.

- O discurso corajoso do comandante do 1º exército alemão.


Cap. 4 - O campo de batalha escandinavo (inverno de 1939-1940)

- A morte agonizante de um membro eminente do Partido Social-Democrata alemão.

- A humilhante morte de um escultor judeu em Stutthof, Polônia.


Cap. 5 - A ofensiva alemã no Ocidente (maio de 1940)

- A engenhosa estratégia do presidente Roosevelt para contornar seu próprio Ato de Neutralidade.

- O contexto da morte do herdeiro do trono imperial alemão.


Cap. 6 - Dunquerque (maio de 1940)

- Crime de guerra cometido contra prisioneiros pela SS num palheiro, em Dunquerque.  

- Um dos defensores do perímetro de Dunquerque morreu heroicamente em 30 de maio de 1940 era membro do parlamento britânico.


Cap. 7 - A batalha da França (junho de 1940)

- O discurso estimulante do general francês Weygand.

- Um judeu austríaco, romancista, aluno de Freud e amigo de Kafka.


Cap. 8 - A agonia francesa e a determinação inglesa (junho-julho de 1940)

- A declaração de uma mulher de Lille, ao ver Hitler através de uma janela.

- A morte de um antigo reitor da Faculdade de Teologia Protestante da Universidade de Varsóvia.


Cap. 9 - A batalha da Inglaterra (agosto-setembro de 1940)

- O único piloto britânico a receber a mais alta condecoração por bravura durante toda a guerra. 

- A visita de um pai judeu, pacifista e que perdeu seus dois filhos, a um piloto alemão no hospital.


Cap. 10 - "A guerra está ganha!" (Hitler) (outubro de 1940)

- O tenente e o capitão que receberam a cruz George por removerem uma bomba.

- A discussão de nove horas infrutífera e desgostosa para Hitler.


Cap. 11 - A "nova ordem da tirania" (Roosevelt) (inverno de 1940-1941)

- A estreia, em Berlim, de um segundo filme antissemita.

- Grupo de judeus deportados para Varsóvia - uma criança atirada na neve.


Cap. 12 - A guerra se alastra (janeiro-março de 1941)

- O espião alemão que foi capturado pelos britânicos e fuzilado sentado numa cadeira.

- Goering e o funcionário alemão que levantou objeções legais ao confisco de obras de arte de coleções particulares de judeus. 


Cap. 13 - A conquista alemã da Iugoslávia e da Grécia (abril de 1941)

- Cientistas ocidentais descobriram, em 1941, um elemento químico fundamental à criação de uma bomba atômica.

- O suicídio de um major de artilharia grego.


Cap. 14 - A queda de Creta e a guerra na África (abril-maio de 1941)

- A deserção do segundo homem do Partido Nazista e confidente de Hitler.

- A resposta de Stalin ao comandante militar soviético de Kiev, pouco antes da invasão alemã da União Soviética.


Cap. 15 - A invasão da União Soviética pela Alemanha (junho de 1941)

- O destino de um médico judeu que operava uma mulher cristã no dia 25 de junho de 1941, em Lutsk.

- O testemunho de um sargento da SS sobre o massacre de judeus numa floresta nos arredores da cidade de Drohobycz, Galícia.


Cap. 16 - Terror no Leste (julho-agosto de 1941)

- O massacre de 75 judeus e russos em Mariempole (1941).

- O martírio heroico de um padre católico polonês em Auschwitz.


Cap. 17 - Em direção a Leningrado, Moscou e Kiev (setembro de 1941)

- Um testemunho sobre o massacre de judeus e sérvios na cidade iugoslava de Sabac.

- O desastre da retirada do general soviético Kirponos.


Cap. 18 - A União Soviética contra a parede (setembro-outubro de 1941)

- A execução de 1800 judeus do gueto de Kovno.

- O massacre de 25 mil judeus em Odessa.


Cap. 19 - "Decidindo o destino da Europa" (Hitler) (novembro de 1941)

- A execução de uma enfermeira judia que trabalhara num hospital de campanha para oficiais russos capturados pelos alemães na batalha de Minsk.

- A execução de oito judeus de Varsóvia que haviam tentado sair do gueto em busca de comida. O testemunho de uma das vítimas, uma jovem que enviou um recado à família.


Cap. 20 - Os limites da conquista alemã (dezembro de 1941)

- O diálogo entre o mufti de Jerusalém e Hitler (28/12/1941). 

- O pedido do decano dos historiadores judeus.


Cap. 21 - O Japão ataca (dezembro de 1941)

- O heroísmo do chefe da seção de munições da Força Aérea americana, em Pearl Harbor.

- O ataque de um policial alemão a um cortejo fúnebre de um judeu, em Varsóvia.


Cap. 22 - "Já não estamos sós" (Churchill) (Ano-Novo de 1942)

- A atitude de camponeses que assistiram ao fuzilamento de 807 judeus na aldeia de Usachi, na Rússia branca.

- As palavras de ânimo de Churchill após a queda de Cingapura.


Cap. 23 - Guerra total (fevereiro-abril de 1942)

- O esvaziamento dos hospitais psiquiátricos que ainda restavam na Alemanha para "dar lugar" aos soldados alemães feridos e evacuados da frente oriental.

- A fuga do general Henri Giraud.


Cap. 24 - A expansão da resistência e do terror (verão de 1942)

- O tenente da marinha americana que foi um herói da batalha do mar de Coral.

- A coragem do jovem oficial alemão de 25 anos que se pronunciou contra as atrocidades cometidas na frente oriental.


Cap. 25 - Vitórias do Eixo (julho de 1942)

- Uma agente britânica e uma judia licenciada em História evidenciaram o papel assumido pelas mulheres nas tarefas mais perigosas da guerra. 

- Judeus que sobreviveram aos ataques alemães e organizaram refúgios, nas regiões de Chechivichi e Niesvizh, Rússia branca.


Cap. 26 - Guadalcanal, Dieppe e El Alamein (agosto-setembro de 1942)

- Dentre as centenas de judeus holandeses executados nas câmaras de gás, houve uma freira católica, canonizada 45 anos mais tarde.

- A criada que trabalhava para guerrilheiros e matou um assassino de milhares de judeus e russos.


Cap. 27 - A batalha de Stalingrado e a operação Torch (setembro-outubro de 1942)

- O heroísmo de uma enfermeira que cuidou de 28 homens gravemente feridos antes de morrer.

- Os funcionários de um orfanato de Bruxelas que enfrentaram a Gestapo.


Cap. 28 - A mudança da maré a favor dos aliados (inverno de 1942)

- O grupo de poloneses cristãos, liderados por duas mulheres, que organizou um conselho de auxílio aos judeus. O perigo que enfrentavam.

- O capitão de uma força britânica que seguiu lutando, mesmo após ser ferido no rosto, e por isso recebeu a cruz Victoria.    


Bibliografia para a atividade: GILBERT, Martin. A Segunda Guerra Mundial - os 2174 dias que mudaram o mundo. Tradução de Ana Luísa Faria e Miguel Serras Pereira. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014. > Disponível aqui.

"Kameradschaft", de Josef Thorak

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Para a Feira Mundial de Paris de 1937, a Alemanha nazista enviou estátuas monumentais, masculinas, marciais e abusivamente físicas. A intenção era fazer um contraponto à estátua de trabalhadores-heróis comunistas do pavilhão soviético, precisamente defronte ao pavilhão alemão.

Nesse sentido, Josef Thorak criou Kameradschaft ("Camaradagem"), uma das estátuas alemãs mais famosas e escolhida para ficar diante do pavilhão germânico. Mais tarde, tal estátua passou a decorar o novo Museu de Arte Alemã de Munique, inaugurado no mesmo ano da exposição parisiense. Duas enormes figuras masculinas nuas, modelos do chamado homem "ariano", com músculos protuberantes e rostos cinzelados, erguem-se desafiadores lado a lado, apertando a mão um do outro. Trata-se de uma expressão de elo de camaradagem sem igual entre irmãos de raça e companheiros soldados. Têm os semblantes implacáveis, inflexíveis e orgulhosos; aqui não se vê movimento para a frente (como no caso das estátuas do "realismo socialista"), só defesa inexorável. Essa estátua de guerreiros raciais tem um cariz homoerótico poderoso. 

Bibliografia consultada: OVERY, Richard. Os Ditadores - a Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009, p. 272.

A Obstinação de Hitler e Stalin

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Na primavera de 1941, Stalin escreveu uma carta pessoal a Hitler, que permanece inédita, pedindo garantia de que a escalada de tropas alemãs no leste não tinha intenção hostil; Hitler respondeu que elas estavam de prontidão para uma invasão da Grã-Bretanha. Mas, junto a essa interpretação plausível das intenções alemãs, havia uma esmagadora quantidade de todos os tipos de indícios de que a Alemanha preparava um ataque em massa. Os planos alemães foram encobertos por um complexo disfarce, mas o movimento gradual de 3 milhões de homens e equipamentos para suas eventuais posições de batalha não podia ser permanentemente oculto. Havia ampla informação, parte dela de simpatizantes comunistas no lado alemão da linha que passavam para o território soviético com suas notícias, indicando as intenções alemãs. Pelo menos 84 avisos chegaram a Moscou, mas eram encarados por ordem de Stalin como provocação deliberada ou desinformação, espalhadas pelos britânicos para tentar envolver a União Soviética na guerra. Numa reunião da seção de guerra do Comitê Central em 21 de maio, a informação foi recebida com tanto nervosismo que os membros esqueceram o costumeiro aplauso quando se mencionou o nome de Stalin. Mas todos os esforços dos que o cercavam para fazê-lo levar a informação a sério foram implacavelmente rejeitados. Quando o general Proskurov, chefe da inteligência soviética, discutiu pessoalmente com Stalin, foi preso e fuzilado.

A convicção de Stalin solidificou-se em obsessão. Segundo algumas versões, ele tinha um profundo medo de mobilizar-se para enfrentar a ameaça alemã porque a mobilização tzarista em julho de 1914 provocara a crise que levara à Primeira Guerra Mundial. (...)

A decisão de Stalin era uma afirmação tão pública de sua ditadura quanto fora a de Hitler dois anos antes [em setembro de 1939, ao invadir a Polônia]. As duas eram sobre questões da mais alta importância e foram tomadas em desafio aos fatos, contra dúvidas expressas por destacadas figuras militares e civis e apesar, ou talvez por causa, de irritantes dúvidas. As consequências foram graves, mas em nenhum dos casos a ditadura foi enfraquecida pela prova pública de voluntarioso erro de cálculo.

- Stalin - observou Molotov depois - ainda era insubstituível.

Hitler ficou privadamente abalado. "Via-se claramente como ele ficou chocado", escreveu uma testemunha. Ficou furioso com o que via como estupidez e arrogância ocidentais. Seu entourage demonstrava "perplexa consternação". A reação de Stalin foi de fúria, com a duplicidade de Hitler, mas também consigo mesmo.

- Lênin fundou nosso Estado - murmurou depois de deixar um resumo das derrotas soviéticas uma semana depois da invasão - , e nós o fodemos. 

Bibliografia consultada: OVERY, Richard. Os Ditadores - a Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009, p. 111-113.

Os Partidos Comunista e Nazista

domingo, 14 de fevereiro de 2021

 

Na Alemanha nazista e na União Soviética os militantes dos partidos dos regimes eram vistos como "correia de transmissão" (nas palavras de Lênin) ou "elo de ligação" (Hitler) entre o núcleo dedicado e as periferias distantes da população não partidária. O Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e o Partido Nazi eram fonte de liderança e inspiração políticas; o Estado seria o seu braço executivo.

Os dois partidos viam-se como uma elite representativa. Seu papel, estrutura e significado mudaram com o tempo, à medida que mudava a natureza das ditaduras. 

Chama a atenção como ambos os partidos cresceram vertiginosamente. Em 1905, a facção bolchevique do Partido Social Democrata Trabalhista russo possuía 8 mil membros. Em 1953, o Partido Comunista da União Soviética (como passara a se chamar no ano anterior) já alcançava quase 7 milhões de filiados. Já o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães contava com apenas 3 mil membros em 1921. Em 1945, contudo, contabilizava 8 milhões de filiados.

A filiação era um privilégio, e não um direito automático. Existiam períodos probatórios antes que o aspirante passasse formalmente a integrar uma ou outra estrutura partidária. Era comum que o aspirante precisasse ser indicado por mais de um membro sênior do partido.

Os partidos em questão se renovaram constantemente, com destaque para o PCUS. No expurgo de 1933, ele removeu dos seus quadros 800 mil membros. Em 1934, o expurgo eliminou mais 340 mil filiados. A Segunda Guerra Mundial, como se sabe, cobrou um alto preço de vidas soviéticas, e então ocorreu uma segunda transfusão em massa de novos membros.

Ao se transformarem em movimentos de massa, os partidos foram obrigados a se tornarem coalizões. O PCUS era mais fraco no campo do que nas cidades; o Partido Nazi, pelo contrário, era mais forte no campo do que nos centros urbanos. Nenhum dos dois recrutava extensamente entre as mulheres (embora os comunistas se saíssem um pouco melhor). Os postos de liderança de ambos eram dominados por homens.

Os dois partidos tinham uma preponderância de membros jovens, com 35 anos ou menos. Assim, ambos eram dominados por homens jovens, sendo que os nazistas se tornaram particularmente populares entre os desempregados, após o colapso financeiro de 1929. À medida que o PCUS se tornava menos proletário, o Partido Nazi se tornava mais.

Nos dois sistemas, existiam tribunais do partido, que podiam punir certos desvios e até mesmo, em certos casos, estipular pena de confinamento. Assim, em 1939, os tribunais do Partido Nazi julgaram 30 membros da SA e SS por estupro, roubo e assassinato durante a Kristallnacht de 9 de novembro de 1938. Vinte e um assassinatos foram desculpados como resultado de provocações judias, mas três homens que estupraram moças judias foram presos - não pela violência sexual, mas por "contaminação da raça".

Os membros do partido eram objeto de contínua instrução sobre a linha partidária e os meios de autoaperfeiçoamento como ativista do partido. O objetivo da educação política era produzir melhores comunistas e nacional-socialistas, capazes de adaptar a linha do partido e, por sua vez, torná-la compreensível para círculos mais amplos do público. Apesar da expectativa de que os filiados fizessem muito no sentido de se tornarem modelos de um ideal racial ou revolucionário, a criminalidade, a embriaguez e o carreirismo existiam nos dois partidos.

Os partidos tornaram-se parte integral das sociedades que lideravam porque eram produto dessas mesmas sociedades. Logo, tanto na Alemanha quanto na União Soviética, o partido se tornou muito rapidamente um elemento central da vida diária, impossível de evitar ou ignorar, exceto nas regiões rurais mais remotas da União Soviética.

Muitos membros do partido, nos dois sistemas, se empenhavam entusiasticamente na tarefa de mobilizar aqueles pelos quais eram responsáveis. Os privilégios, status e oportunidades de carreira ora complementavam, ora substituía o idealismo que se esperava que os membros do partido exibissem.

Os partidos criaram meios formais e informais de assegurar a nomeação de funcionários do Estado para garantir que se preferissem membros do partido ou conhecidos simpatizantes. Na União Soviética, as listas desses cargos no favor do partido foram institucionalizadas no sistema de nomenklatura. Os nazistas, por sua vez, não criaram um sistema de nomenklatura, mas as nomeações do Estado em todos os níveis passaram a ser dominados pelo partido. No Reich, desde 1933, 60% dos servidores burocráticos do topo e 2/3 de todos os postos do Estado foram preenchidos por membros do partido.

Hitler precisava do partido em ordem para controlar o Estado; Stalin, por sua vez, precisava do Estado em ordem para controlar o partido. Assim, a Constituição de Stalin de 1936 era uma descrição das instituições e poder do Estado, em que só duas vezes se mencionava o papel dirigente do partido. Já os esforços para fazer uma reforma formal do Estado na Alemanha naufragaram na hostilidade de líderes que, ao contrário de Stalin, temiam que as regras fixas escritas circunscrevessem o exercício da ditadura.

O sistema de "partido único" era uma novidade na Europa entreguerras. Assim, tanto o bolchevismo quanto o nacional-socialismo eram movimentos experimentais. Os dois partidos eram autodidatas e se esforçaram vigorosamente na autodisciplina e educação. Os dois partidos são encarados como "totalitários". Mas, "totalitários" em qual sentido?

"Totalitário" não significa que eram partidos "totais", abrangendo tudo ou brandindo completo poder; significa que eram partidos preocupados com a "totalidade" das sociedades em que trabalhavam. Nesse sentido mais estreito, os dois movimentos tinham aspirações totalitárias e jamais foram simples partidos parlamentares. Poucas áreas da vida pública havia que não caíssem sob o exame do partido, ou não fossem condenados com o partido, ou eliminadas. O público foi submetido, querendo ou não, à permanente vigilância do partido. (p. 188)

Bibliografia consultada: OVERY, Richard. Os Ditadores - a Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009, p. 149-190.

Live sobre a LMP 2021

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Para participar, clique aqui.

«A Grande Gripe», de John M. Barry

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

 

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O Menino e o Golfinho

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

A história do menino e o golfinho foi relatada por Plínio a Caninius Rufus (Cartas 9.33), disponível aqui 

Plínio nos relata uma improvável e trágica amizade entre um menino romano e um golfinho. Certo dia, o garoto nadou na praia perto de Hippo (moderna Bizerta, Tunísia), indo mais longe do que o normal. Foi assim que ele foi abordado por um golfinho curioso. O animal circulou, saltou e espirrou água - permitindo que o menino o acariciasse e até subisse em suas costas! O golfinho brincalhão levou o menino para um passeio no mar e voltou, enquanto as pessoas na praia assistiam a tudo fascinadas.

A notícia do incidente milagroso se espalhou, e nos dias seguintes outras crianças foram até o local, onde nadaram e tentaram interagir com o golfinho. No entanto, o cetáceo só reconhecia seu companheiro original, carregando-o nas costas em meio às ondas, para o deleite das multidões.

Eventualmente, o delfim tornou-se ainda mais dócil, aproximando-se dos moradores locais, na praia, deixando-se tocar e acariciar. Certo dia, o tolo governador Octavius Avitus apareceu na praia, para conhecer o agora famoso animal. Ele derramou um tipo de perfume nocivo no animal, numa espécie de oferenda religiosa mal orientada. Isso assustou o golfinho, que retornou ao mar. O menino então achou que nunca mais veria seu companheiro de natação.

No entanto, para a surpresa geral, ele retornou, e recuperou a sua confiança. Multidões se deslocavam até Hippo, incluindo importantes personalidades romanas, a fim de verem o menino brincar com seu amigo aquático. Todavia, nem todos se alegraram. O conselho municipal reclamou que a pequena cidade deixara de ser pacífica, e os turistas estavam pressionando os seus recursos.

Os magistrados então se reuniram e um deles (talvez o "perfumista" Octavius Avitus), do alto de sua estupidez, propôs que se livrassem do animal "problemático". O incrível golfinho então foi capturado e secretamente morto. Na praia, o menino esperou, mas nunca mais viu seu amigo.  

«Dez Mitos sobre o Criacionismo»

domingo, 7 de fevereiro de 2021

 

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«Comentário Histórico-Cultural da Bíblia» (Antigo Testamento)

sábado, 6 de fevereiro de 2021

 

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Live sobre a LMP 2021

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

 


No último ano, a perseguição aos cristãos se intensificou. Assim, no próximo dia 21, iremos conversar sobre isso com Everson Costa, representante da Portas Abertas. Caso queira participar, enviando perguntas, entre em contato através do formulário de contato do blog.

«O Outono da Idade Média»

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

 

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«Olhares da História - Vol. 2»

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

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«Didascalicon», de Hugo de S. Vítor

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

 

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