Ao centro, Germano Esteves, um dos campeões da edição do Prêmio Clio de 2017.
I. Justificativa
"[Os estudos] podem ser dirigidos de tal maneira que propenderão ao fortalecimento e à formação do caráter. Quanto a nenhum outro estudo isto é mais verdade do que em relação ao de História." Educação, p. 238.
"A ciência dos homens no tempo", como Marc Bloch definiu a História, é fundamental para a formação cívica e humanística, bem como para a compreensão das profecias bíblicas e do mundo em que vivemos. Assim, incentivar o seu estudo, em total integração fé e ensino, fortalecerá a identidade do Colégio Adventista de Vitória e ampliará o senso crítico, a capacidade reflexiva e o respeito ao patrimônio histórico e cultural por parte de nossos alunos.
II. Definição
O Prêmio Clio, já em sua quarta edição no Colégio Adventista de Vitória, premiará os alunos que mais se destacam no aprendizado da disciplina de História.
III. As fases do concurso
A seleção do Prêmio Clio se dará em duas fases.
A primeira fase ocorrerá ao longo do primeiro semestre. Salvo em casos de desistência, todos os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental e das turmas do Ensino Médio estão automaticamente inscritos. Ao final do segundo bimestre, os dois alunos com maior média parcial em História de cada uma dessas turmas estarão classificados para a fase seguinte.
A divulgação da lista dos classificados será feita no blog do professor, logo após o encerramento do segundo bimestre. No blog, todas as informações relativas ao certame deverão ser buscadas na categoria "Prêmio Clio", na lateral direita da página.
A segunda fase consistirá na aplicação de uma prova discursiva, baseada em bibliografia previamente indicada. A aplicação da prova se dará no início do terceiro bimestre, logo após o retorno do recesso de julho, em data ainda a ser divulgada no blog. O aluno com maior nota no exame será declarado o campeão.
Em caso de empate, em qualquer uma das fases, a nota alcançada no primeiro bimestre na disciplina de História será utilizada como critério de desempate. Persistindo o empate, a nota do segundo bimestre definirá o classificado. Em ambos os casos, as notas obtidas na recuperação não serão consideradas.
IV. Eliminação
Serão eliminados do Prêmio Clio os candidatos
- que faltem ou se atrasem para a realização da prova de seleção (a mesma não terá 2ª chamada);
- que tenham perturbado seus concorrentes, buscado informações ou consultado materiais, ou ainda utilizado qualquer aparelho eletrônico durante a aplicação da prova de seleção;
- cujos exames não forem devidamente identificados ou que não tenham sido respondidos a caneta esferográfica azul ou preta.
Serão eliminados também os candidatos que não tenham respondido de forma minimamente satisfatória a, pelo menos, 50% das questões do exame.
IV. Recursos
Todas as provas serão arquivadas após a correção. Poderão consultá-las apenas os candidatos que solicitarem a vista. Caso queira, o candidato poderá interpor recurso, no mesmo dia da vista da prova. A contestação, devidamente fundamentada, deverá ser enviada para o e-mail do professor (<rleiteixeira@gmail.com>). A resposta será encaminhada ao candidato em até 48 horas.
Os casos omissos deste edital serão decididos pelo professor, em conjunto com a coordenação pedagógica da instituição de ensino.
V. Premiação
Uma cesta de livros, para o vencedor, e um prêmio simbólico para o segundo e terceiro colocados. A premiação poderá ser alterada, de acordo com a decisão da administração do colégio.
Os três primeiros colocados também receberão medalhas de honra ao mérito, a serem entregues, juntamente com a premiação, numa cerimônia especial da capela.
VI. Bibliografia indicada para a prova da segunda fase1
Ensino Fundamental
9º ano:
MUNDY, Susi H. & SCHURCH, Maylan. Mil cairão ao teu lado. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
Ensino Médio
1º ano:
SILVA, Rodrigo. Escavando a verdade. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2014.
2º ano:
ROTH, Ariel A. "Quando a ciência rejeitou a Deus".
SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA. As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA. D. João Carioca. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Disponível AQUI.
3º ano:
GARSCHAGEN, Bruno. Pare de Acreditar no Governo - Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2015.
KULAKOV, Mikhail P. & SCHURCH, Maylan. Ainda que caiam os céus. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2010.
1 Os livros que constam nesta bibliografia poderão ser tomados emprestados na biblioteca, adquiridos em livrarias como a Saraiva ou no site da Casa Publicadora Brasileira. O livro D. João Carioca e os artigos indicados estão disponíveis na internet. Em todo caso, é de inteira responsabilidade dos concorrentes reunir e estudar a bibliografia exigida para os seus respectivos exames.