“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Pogroms na Rússia

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 

Depois do pogrom, c. 1910, óleo sobre tela de Maurycy Minkowski (1881-1930).

Entre 1859 e 1871, os judeus de Odessa sofreram uma onda de violência física. Mas, a partir de 1881, os tumultos antijudaicos (pogroms, em russo) sucederam-se com frequência cada vez maior. No dia 1º de março daquele ano, o czar Alexandre II foi assassinado, e uma judia fazia parte do círculo dos assassinos. Isso bastou para que os reacionários insinuassem que a população judaica como um todo simpatizava com a revolução.

Foi nesse contexto que, em Yelisavetgrad, no dia 15 de abril, irromperam pogroms que rapidamente se espalharam para 200 a 250 outras cidades. Após vinte anos de acelerada mudança social e do surgimento de um novo discurso antijudaico, os piores atos de violência se desencadearam no dia 3 de abril de 1903, na cidade de Kishinev e duraram três dias. Uma semana antes, um panfleto havia mobilizado as massas; o material estabeleceu um vínculo entre a antiga lenda dos assassinatos rituais e novas teorias da conspiração. Enquanto a polícia e o exército russo ficavam deliberadamente de lado, 50 pessoas eram assassinadas, mais de 500 foram feridas e 2 mil judeus perderam suas casas. Os pogroms serviam para as massas darem vazão às suas frustrações políticas e econômicas. O pogrom de Kishinev motivou uma onda internacional de protestos.

Teorias de conspiração tornaram-se populares no Império Russo. Dentre elas, se destacavam os supostos indícios de um plano mundial de dominação por parte dos judeus, compilados nos Protocolos dos Sábios de Sião. Esse documento fraudulento foi publicado pela primeira vez na Rússia em 1903, sendo, provavelmente, a tradução de um texto francês já perdido. Mais tarde, os Protocolos foram traduzidos para inúmeras línguas.

Mesmo depois dos massacres de Kishnev, as teorias de conspiração e lendas de assassinato ritual permaneceram sendo elementos essenciais da opinião popular na Europa oriental. A lenda do assassinato ritual se misturava a calúnias antijudaicas acerca do abate de animais pelo método kasher.    

Adaptado de BRENNER, Michael. Breve História dos Judeus. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, p. 218-222.

Como era Machu Picchu

terça-feira, 21 de setembro de 2021

 

«Olhares da História - Vol. 3»

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

 

Baixe essa obra gratuitamente aqui.

A Cegueira dos Idiotas Úteis

domingo, 19 de setembro de 2021

 

Judeus e Cristãos da Idade Média

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

  

A Festa da Páscoa, 1464-67, óleo sobre painel de Dieric Bouts (c. 1415-1475).

"É verdade que os judeus da Idade Média frequentemente moravam nas proximidades da sinagoga, mas não residiam em um gueto fechado. E os bairros judeus também costumavam ficar bem perto da catedral e dos mercados da cidade. Os contatos com o mundo cristão não eram raros no móvel da vida cotidiana, e em certos lugares iam além das meras relações comerciais. Muitos judeus tinham conhecimento dos costumes e práticas cristãs, assim como alguns cristãos o tinham dos costumes e práticas judaicas. E, embora as duas comunidades rejeitassem a religião da outra, havia uma transferência subliminar de influência. Os costumes judaicos para o início do ano letivo nas escolas se assemelhavam às práticas cristãs, alguns temas litúrgicos dos cruzados entraram com leves modificações nas crônicas dos mártires judeus, e o culto dos lugares santos era parecido nas duas religiões. O Sêfer hassidim, o livro mais importante para os pietistas judeus alemães do século XIII - os Hassidê Ashquenaz - , estava repleto de polêmicas anticristãs, mas ao mesmo tempo dava testemunho de numerosos contatos entre os judeus e os cristãos."

BRENNER, Michael. Breve História dos Judeus. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, p. 102-103.

Atividade sobre a Revolução Francesa

terça-feira, 14 de setembro de 2021

 

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada em agosto de 1789, na França, transformou radicalmente as relações políticas e sociais existentes até então. Suas ideias, e muitos valores presentes no processo revolucionário como um todo, influenciaram diversos outros povos ao redor do mundo. A noção de igualdade, especialmente perante a lei e a Justiça, era algo inteiramente novo e transformador na França do século XVIII.

A partir dessas informações, produza um texto dissertativo-argumentativo, levando em consideração as seguintes questões:

- Durante a Revolução Francesa, as aspirações de liberdade e igualdade levaram a excessos que, em última análise, tornaram a vida dos franceses ainda pior do que sob o Antigo Regime. Explique como isso se deu.

- A noção de igualdade perante a lei existe em nossa Constituição? Na prática, na sociedade brasileira, todos são tratados de forma igual, independentemente da posição social, cargos ou poder aquisitivo?

- Assim como durante a fase mais radical da Revolução Francesa, também corremos o risco de perder nossa liberdade e demais direitos em nome de ideais ou circunstâncias "maiores" (crises, pandemias, emergências climáticas, etc.)? Explique.  

Uriel da Costa (1585-1640)

terça-feira, 7 de setembro de 2021

 

Uriel da Costa (Gabriel da Costa Fiuza)

Porto, 1585 - Amsterdã, 1640


Uriel da Costa ocupou um alto cargo administrativo em Portugal. Em 1616, retornou ao judaísmo em Hamburgo. Mudou-se, a seguir, para Amsterdã, a fim de praticar abertamente a sua religião. Ali, acabou por entrar em colisão com a comunidade judaica, e isso é muito revelador do abismo que separa a insistência da comunidade na estrita observância das normas judaicas e uma geração de marranos que havia crescido fora da tradição.

Da Costa se formara em um ambiente cristão e não tivera nem acesso à educação formal judaica nem a oportunidade de estudar as fontes textuais do judaísmo. Para ele, as interpretações rabínicas e talmúdicas não tinham sentido; seu judaísmo era derivado diretamente da Bíblia. Quando ele confessou isso abertamente, a comunidade o excomungou em uma cerimônia humilhante. Ele teve de se prostrar à porta da sinagoga enquanto os que entravam pisavam sobre o seu corpo. Enquanto a excomunhão era recitada, todas as velas da sinagoga foram apagadas, como se a própria vida do herege estivesse sido extinta.

O contato com outros judeus, quer por motivos particulares, quer por relações comerciais, era proibido aos excomungados. Da Costa se arrependeu e foi readmitido pela comunidade, mas não conseguiu compatibilizar isso com sua consciência e suicidou-se logo depois.

Pouco antes de se matar, Da Costa escreveu um estudo autobiográfico em que reafirmava tudo o que quisera era guardar os mandamentos de Moisés, e declarava novamente sua convicção de que a comunidade havia se afastado do judaísmo bíblico por meio das inovações agregadas à fé original.

Adaptado de BRENNER, Michael. Breve História dos Judeus. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, p. 119-120.

Judeus entre Muçulmanos e Cristãos

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 

Museu da História dos Judeus, Girona, Espanha.

"É verdade que a maior parte da criatividade cultural dos judeus espanhóis ocorreu sob domínio muçulmano, mas a distinção usual que se faz entre uma tolerante sociedade muçulmana e uma intolerante sociedade cristã é excessivamente simplista. Não só sob a dominação cristã, mas também sob a muçulmana, os judeus podiam ser encarados quer de modo amistoso, quer de modo hostil."

BRENNER, Michael. Breve História dos Judeus. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, p. 80-81.

Antes e Depois da Guerra

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

 


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