“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«Mil Cairão ao Teu Lado»

terça-feira, 12 de julho de 2016



Tive a oportunidade de ler esse livro na adolescência. Ontem repassei as suas páginas e, novamente, tive imenso prazer. Uma tremenda história de fé, escrita por Susi Hasel Mundy, a filha mais nova do personagem principal do livro, e Maylan Schurch. Mil Cairão ao Teu Lado foi publicado pela Casa Publicadora Brasileira, em 2004. 

O livro conta a história de Franz Hasel, um veterano da Primeira Guerra Mundial que, embora fosse pacifista, foi convocado para a Segunda Guerra Mundial e enviado para a Companhia 699, a tropa de elite alemã que construía pontes na linha de frente. Malvisto pelos seus superiores por professar o adventismo do sétimo dia, enfrentou diversas dificuldades, mas passou a guerra sem matar um único inimigo e sendo fiel à guarda do sábado e aos princípios de saúde. Quando esteve na Rússia, esforçou-se para alertar aos judeus sobre a proximidade da SS, a tropa de Hitler encarregada de levar a cabo a "Solução Final". 

Franz foi um dos poucos sobreviventes da sua companhia, composta por 1200 homens. Sua família, que ficara na Alemanha, também foi miraculosamente protegida, numa época em que os riscos de quem não se filiasse ao Partido Nazista eram reais. Enfim, deixo aqui apenas um pequeno vislumbre de uma tocante história de uma família que escolheu ser fiel a todo custo e repousou à sombra do Onipotente.       

0 comentários: