“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

R.I.P. Mikhail Gorbachev

domingo, 11 de setembro de 2022

 

Faleceu no dia 30 de agosto, em Moscou, o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, aos 91 anos. Suas reformas, a Glasnost e a Perestroika, visavam modernizar o país e dar novo fôlego ao socialismo, mas acabaram libertando as forças nacionalistas e pró-democracia que varreram os partidos comunistas do Leste Europeu e liquidaram a própria União Soviética. 

Gorbachev, portanto, ficou mundialmente conhecido por encerrar a Guerra Fria, eliminando a "cortina de ferro" que se abatera sobre a Europa logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em seu próprio país, contudo, ele foi rotulado como fraco e indeciso. O comercial que ele gravou para a Pizza Hut, em 1998, ilustra bem como ele dividia as opiniões do público.

Chama a atenção que, justamente neste ano da morte de Gorbachev, o atual presidente russo, Vladimir Putin, um nostálgico do Império Soviético, esteja empenhado em restaurar a "Grande Rússia", mediante uma famigerada invasão na Ucrânia. O próprio Gorbachev se ressentia da destruição do seu legado por Vladimir Putin. Que a história julgue a herança desses dois estadistas.

0 comentários: