“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Uma História do Cristianismo (BBC)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


"A história do cristianismo tem sido um incessante renascimento de um encontro com Jesus Cristo, o Filho de Deus ressuscitado. Para alguns, como as Igrejas Ortodoxa e oriental, os encontros têm sido feitos através de um ritual, tradicional ou intimamente místico. Já para os católicos ocidentais, por meio da obediência à Igreja. Para as igrejas protestantes, através da Bíblia. E é a variedade que é tão marcante na jornada do cristianismo." 
Diarmaid MacCulloch

O documentário A history of christianity está dividido em seis partes:

01 – O cristianismo primitivo

02 - Catolicismo - a imprevisível ascensão de Roma

03 - Ortodoxia - do Império ao Império

04 - Reforma - o indivíduo diante de Deus

05 - Protestantismo - a explosão evangélica

06 - Deus no banco dos réus

A série foi transmitida originalmente pela BBC Four. O Professor Diarmaid MacCulloch – um dos maiores historiadores vivos do mundo – revela as origens do cristianismo e explora o que significa ser cristão. O objetivo da BBC era produzir uma série ‘divisora de águas’ que examinasse as origens do Cristianismo e a relevância da fé no mundo atual. O professor de História da Igreja na St. Cross College Oxford, Diarmaid MacCulloch, considera a evolução da fé cristã e suas quatro formas principais: ortodoxa, cristianismo oriental, catolicismo ocidental e o protestantismo.

O historiador que apresenta a série declara-se apenas "um amigo sincero do cristianismo", e em certas partes deixa transparecer o seu ceticismo. Mas, no geral, a visão é bem equilibrada. Portanto, trata-se de um documentário a ser visto.

0 comentários: