“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Filme «O Álamo»

domingo, 29 de janeiro de 2023

 

Filme disponível na plataforma Brasil Paralelo.


John ("Duke") Wayne foi o diretor, produtor e astro desse filme, que levou nada menos do que dez anos para ser rodado. Anticomunista virulento, Wayne não separava sua aura pública da particular, e O Álamo não só é um filme, mas uma verdadeira convocação às barricadas em defesa da América. Tal como a maioria dos seus concidadãos, Wayne se deixou fascinar pelo Álamo da lenda, não pelo Álamo da história.

As divergências entre os colonos americanos do Texas e o distante governo do México eram inconciliáveis: diziam respeito a educação, impostos, religião, leis civis e escravidão (os texanos eram favoráveis a ela). A situação ficou ainda pior quando o generalíssimo Antonio López de Santa Anna chegou ao poder, governando de forma despótica e prometendo tratar os rebeldes do Texas como criminosos comuns. De outubro de 1835 a abril de 1836, seriam travados confrontos que ficariam conhecidos como a Revolução do Texas.

Os primeiros articuladores da revolução eram americanos que haviam emigrado para o sul para tirar vantagens das generosas ofertas de terras do governo mexicano. Um dos primeiros colonos foi Stephen F. Austin, que chegou em 1822. Seguiram-se milhares de outros pioneiros, de quem se exigiam a cidadania mexicana e a conversão ao catolicismo. Mas a sua lealdade estava mesmo ao norte da fronteira, o que suscitou a agitação para se separarem do México e anexar o Texas aos Estados Unidos. 

No início de 1836, Santa Anna marchou com seu homens rumo ao norte. A maior cidade do Texas, San Antonio, ficava na rota (aliás, ela não fica no rio Grande, e sim cerca de 200 km ao norte; este é um dos muitos erros geográficos que infestam o filme). O ditador havia jurado matar todo texano que lhe resistisse. Havia 184 deles em San Antonio, dentro do Álamo, protegidos pelas barricadas. É o seu martírio que há quase dois séculos atrai a imaginação das pessoas.

No filme, é apresentado o cel. James Bowie, outra lenda viva do Texas. Na definição do comando de San Antonio, ele foi preterido por Sam Houston, o comandante do exército texano, que destinou a função ao cel. William Travis. A animosidade entre eles é um tema que se repete ao longo de todo o filme, e é historicamente fiel. Só que a verdadeira divergência era em torno de comando, e não de estratégia: ambos estavam de acordo que o Álamo precisava ser defendido.

Logo chegam Davy Crockett (interpretado por John Wayne) e seus voluntários do Tenesse, aparentemente para caçar e fazer algazarra. Ele dá a entender a Travis (Lawrence Harvey) que compreende de fato o problema (o que era verdade): a maioria dos voluntários sabe perfeitamente o que foi fazer no Texas. Stephen F. Austin havia retornado aos Estados Unidos em dezembro, para obter apoio, e seus calorosos apelas, invocando a Revolução Americana, encontraram grande receptividade. E, claro, tudo era azeitado com uma ótima promessa de terras: 640 acres para cada alistado. 

Após se estabelecer o cerco de Santa Anna, um salvo-conduto é oferecido aos civis (embora, na realidade, eles nunca estivessem em Álamo, com exceção de Suzannah e Angelina Dickinson, esposa e filha do ajudante de Travis, o tenente Almaron Dickinson). Após sua saída, ocorre o primeiro ataque mexicano, que é rechaçado (na verdade, os ataques de infantaria, num total de três, ocorreram todos na manhã final).

Um ponto historicamente positivo dessa parte final do filme coube ao roteirista, James Edward Grant. Convencido de que a história famosa da "linha na areia", supostamente traçada por Travis, só era conhecida no Texas, decidiu deixá-la de lado. No lugar, deu a Lawrence Harvey o melhor discurso do filme, exaltando a bravura das tropas prestes a partir do forte. A começar por Bowie, todos os que estavam prestes a desistir do combate final mudam de ideia e permanecem por lá. Quanto aos reforços de James Walker Fannin (que, na verdade, não passariam de 400 homens), massacrados antes de chegar ao Álamo (segundo o filme), foram aniquilados, na realidade, três semanas após a queda do Álamo.

Daí para a frente, quase tudo está errado. Santa Anna não dispunha da artilharia que aparece no filme, Bowie passou todo o tempo do cerco de cama, com febre tifoide, e Travis morreu no início do ataque, caindo do muro com uma bala na cabeça. E Crockett, segundo os relatos mexicanos, se rendeu. Como Santa Anna havia jurado não poupar nenhum prisioneiro, ordenou sua execução sumária, junto com os demais sobreviventes. 

Bibliografia consultada: CARNES, Mark C. (org.). Passado Imperfeito - a história no cinema. Tradução de José Guilherme Correa. Rio de Janeiro: Record, 1997, p. 116-119.

0 comentários: