“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Mestre e a Sabedoria

sexta-feira, 10 de julho de 2015


Mais um semestre chegou ao fim e, para a minha surpresa, recebi o presente acima da aluna Karoline W. Nunes. Fiquei muito agradecido! Considero-o um presente de aniversário antecipado, e guardarei-o com muita estima.

Os gregos antigos consideravam a noite um período propício ao pensamento filosófico e à revelação intelectual. Assim, a coruja acabou por ser a representação da busca pela sabedoria. 

Mas, o que é a sabedoria? 

Segundo Salomão, "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Provérbios 9:10). 

Segundo Sêneca (4 a.C. - 65), 

O maior dever - e também o melhor sintoma - da sabedoria é a concordância entre as palavras e os atos, o sábio será em todas as circunstâncias igual a si próprio.
Cartas a Lucílio, II.20.

Queres saber qual o fundamento da sabedoria? Não tirar satisfação de coisas vãs. Falei em fundamento: na realidade é o ponto culminante. Só atinge o ponto supremo quem sabe em que consiste a verdadeira satisfação, quem não deixa a sua felicidade ao arbítrio dos outros.
Idem, III.23.

Parece que temos vergonha de aprender a sabedoria! Pelos deuses, se acharmos que é vergonhoso buscar um mestre, então podemos perder a esperança de obter as vantagens da sabedoria por obra do acaso. A sabedoria só se obtêm pelo esforço. Para dizer a verdade, nem sequer é necessário grande esforço se, como disse, começarmos a formar e a corrigir a nossa alma antes que as más tendências cristalizem.
Ibid., V.50.

0 comentários: