“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«História do Brasil», de Boris Fausto

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016



Lançado pela Edusp em 2013, esse belo compêndio da História do Brasil já está em sua 14ª edição. A presente atualização, revista e ampliada, conta com a colaboração de Sérgio Fausto, que se encarregou de explicar o período da "Modernização pela Via Democrática" - o governos de Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso e Lula. 

O livro integra uma coleção - Didática - voltada ao Ensino Médio. Contudo, os universitários e o público em geral certamente poderão se beneficiar da narrativa simultaneamente agradável e problematizadora do historiador Boris Fausto. Além de mapas e inúmeras imagens, o livro é incrementado com uma cronologia histórica do Brasil e do mundo entre 1500 e 2010, um glossário biográfico e um índice onomástico. 

Toda narrativa histórica comporta uma seleção. Nesse sentido, Boris optou por se concentrar nas transformações sociopolíticas. Isso poderá frustrar quem espera informações sobre a nossa história cultural. De qualquer forma, sua obra em nada é desmerecida por essa escolha. Mais que fatos, por si só apresentados de forma muito competente, o livro apresenta discussões historiográficas e importantes reflexões. Constitui, assim, uma obra obrigatória a todos que queiram obter um panorama da História do nosso país.

0 comentários: