domingo, 3 de janeiro de 2016
Ler sempre é bom, e a atividade se torna ainda mais prazerosa quando o autor é o seu amigo. Melhor ainda se você pôde contribuir para a composição da obra.Tal foi a minha experiência com o recém-lançado Intoxicação Digital (Gráfica 3 Pinti, 244 páginas). O teólogo e jornalista Elizeu C. Lira é um prolífico escritor, e destaca-se como um dos maiores intelectuais da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, como frisa o Dr. Ruben D. Holdorf, coordenador do bacharelado em Jornalismo do UNASP e autor do prefácio de Intoxicação Digital.
Tive o privilégio de ter sido pastoreado pelo Pr. Lira no distrito de Mucuri, em Cariacica, no início da minha adolescência. Desde então, nunca me esqueci da influência daquele ministro intelectual, atuante e destemido. O seu mais recente livro só reforça essa minha convicção.
Fartamente baseado na bibliografia mais atualizada sobre o tema da dependência digital, o livro é temperado com bom humor e marcado por um forte apelo espiritual. Além de analisar "a explosão das redes sociais" (cap. 1), os perigos do "Mundo virtual" (cap. 4), a "Cultura da frivolidade" (cap. 6), dentre outros assuntos, o Pr. Elizeu apresenta ainda uma pesquisa feita com quase 1500 pessoas, de todas as regiões do país. Como podemos ler no prefácio (p. 6), "a compreensão do fenômeno cibernético perpassa os momentos de deslumbramento e demonização da internet. Encantamento com os recursos quase ilimitados do mundo online e receio quanto às armadilhas camufladas sob as figuras de sites, blogs e redes sociais. O mais relevante nesse debate não é apenas detectar ambas as realidades, mas conhecer o modo pelo qual tal dispositivo pode ser acessado e usado."
Fica a dica de leitura para começar bem 2016. Parafraseando uma citação da conclusão do livro, que tenhamos um ano com "mais Book e menos Face".
Para adquirir o livro, entre em contato com a Livraria Cultura Superior:
Telefones: (34) 3423-8548 / 3944
E-mail: livrariaculturasuperior@gmail.com
0 comentários:
Enviar um comentário